PMA promove operação contra queimadas em 300 propriedades rurais

Divulgação
Divulgação

Mais de 300 propriedades rurais receberam ações de conscientização contra queimadas em Mato Grosso do Sul, neste ano, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA/MS). Cerca de 80% dos municípios do Estado foram alvos da Operação Prolepse. A ação trata-se de um trabalho colaborativo entre PMA e produtores rurais, através da Operação Prolepse, que objetiva a prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul, fomentando a informação e educação ambiental, bem como a repressão para diminuir as queimadas.

O Sub Tenente da PMA, Hamilton Prado, conta que desde o lançamento da operação, notou uma queda nos registros de queimadas, sobretudo na região do pantanal sul. Conforme a PMA, o foco principal da campanha, que segue por tempo indeterminado, é a região do Pantanal que, em 2020, foram registrados os maiores incêndios das últimas décadas. Os militares realizam vistorias relativas a denúncias, rotineiras de outros crimes e infrações ambientais. A Operação Prolapse utiliza tecnologias, para georreferenciamento das áreas, para definir com precisão os trabalhos preventivos.

Segundo a Capitã Tamara, da PMA, além da conscientização e orientação sobre queimadas, a operação Prolepse aplica, durante as visitas nas propriedades rurais, um questionário aos proprietários rurais. “O questionário visa coletar informações relacionadas a atividade exercida na propriedade, predisposição a queimadas, medidas para se evitar as queimadas, conhecimento da legislação, localização, e a partir dessas informações são feitas as devidas orientações ao proprietário ou responsável e o acompanhamento daquela propriedade quanto a incidência de queimada no período da seca”, explica Tamara.

Ainda conforme o balanço apresentado pela Capitã, somente neste ano, a operação já visitou 6 propriedades rurais em Aquidauana, 2 em Anastácio, 8 em Miranda e 19 em Corumbá. O conceito da operação é fomentar informações e atividades educativas aos proprietários rurais, funcionários e assentados, da mesma forma as ações foram aplicadas nas escolas rurais.

Leia mais: Campanha “Agosto Sem Cinzas” em Dourados promove conscientização para combater as queimadas urbanas

Campanha “Agosto Sem Cinzas” em Dourados promove conscientização para combater as queimadas urbanas

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *