Aumento dos feminicídios em MS motivou operação que resultou na prisão de 23 agressores de mulheres

Foto: Inez Nazira
Foto: Inez Nazira

Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou a Operação Aurora, em resposta ao aumento nos casos de feminicídios no Estado. Foram cumpridos 83 mandados de busca, apreensão e prisão em várias regiões, com o objetivo de combater a violência doméstica e os crimes de feminicídio.

Durante a operação, um homem de 35 anos foi preso na região Noroeste da Capital, acusado de violência doméstica, ameaça e injúria. A delegada Elaine Benicasa, responsável pela operação, destacou que, apesar do pequeno aumento nos feminicídios consumados, houve uma queda nas tentativas. “No ano passado, tivemos 29 feminicídios consumados, enquanto em 2024 já são 31. Porém, tivemos uma redução nas tentativas, com 111 no ano passado e 85 este ano”, explicou a delegada.

Foto: divulgação/Polícia Civil

A delegada também ressaltou a gravidade dos crimes, afirmando que, seja por tentativa ou consumação, o objetivo dos agressores é retirar a vida das mulheres simplesmente por serem mulheres. “O ânimo do autor é o que chamamos de necândia, a vontade de matar pelo simples fato da mulher existir”, afirmou a delegada.

A operação tem um caráter preventivo, especialmente devido ao período festivo que se aproxima, quando o consumo de álcool pode agravar a situação. O Delegado-Geral, Lupérsio Degerone, enfatizou que a ação visa alertar os potenciais agressores. “Queremos que os agressores se atentem a essa questão e que as mulheres se sintam mais seguras”, declarou.

Foto: divulgação/Deam

 

Com informações da repórter Inez Nazira

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Deam deflagra para combater feminicídio em Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *