Telescópio captura a imagem mais clara dos anéis de Netuno em 30 anos

James Webb anéis saturno
Imagem: Reprodução/NASA

O telescópio espacial James Webb, conseguiu registrar nesta quarta-feira (21) a imagem mais clara dos anéis de Netuno em 30 anos. Além dos anéis, 7 das 14 luas conhecidas do planeta mais distante do Sol aparecem nítidas da imagem. São elas: Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton.

A imagem também registrou a lua Triton que contava com um brilho intenso, já que ela reflete cerca de 70% da luz solar que chega até ela. “O brilho de Triton supera em muito Netuno nesta imagem porque a atmosfera do planeta é escurecida pela absorção de metano. Triton orbita Netuno de forma incomum, para trás (retrógrada), levando astrônomos a especularem que esta lua era originalmente um objeto do cinturão de Kuiper e que foi capturado gravitacionalmente por Netuno”, explicou a Nasa em comunicado.

O James Webb demorou cerca de duas décadas para ficar pronto e contou com um investimento de US$ 10 bilhões. A principal missão do telescópio é permitir que os astrônomos consigam enxergar mais longe, permitindo visualizar as primeiras galáxias do Universo.

Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021 e passou seis meses em comissionamento no espaço, quando o equipamento é preparado para o uso já no espaço. O telescópio tem como foco a captura de luz infravermelho, que permitiu a captura inédita dos anéis e luas do planeta.  De acordo com a Nasa, a câmera cria objetos na faixa do infravermelho, o que possibilita ver Netuno sem a coloração azul característica captada pelo telescópio Hubble.

“O gás metano absorve tão fortemente a luz vermelha e infravermelha que o planeta fica escuro nesses comprimentos de onda do infravermelho, exceto onde nuvens de alta altitude estão presentes. Essas nuvens de gelo de metano são proeminentes como listras e manchas brilhantes, que refletem a luz solar antes de ser absorvida pelo gás metano”, esclareceu a nota publicada nesta quarta-feira (21).

Com informações de Matheus Moreira, do Folhapress.

Veja também: Homenagem à colônia japonesa marca volta das festividades

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *