Com 324 atletas, Brasil marca presença na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023

Foto: Atletas na cerimonia de abertura /Washington Alves/CPB
Foto: Atletas na cerimonia de abertura /Washington Alves/CPB

Delegação Brasileira Brilha na Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, Chile

Na noite desta sexta-feira, 17, a delegação brasileira, composta por 324 atletas, marcou presença com destaque na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile. Desfilando no Estádio Nacional, o Brasil foi a quinta delegação a entrar no estádio, liderada pelos porta-bandeiras Claudiney Batista e Mariana D’Andrea. A solenidade foi transmitida ao vivo pelos canais SporTV.

Foto: Alessandra Cabral/CPB

A magnitude da delegação brasileira nesta edição do Parapan torna esta missão em Santiago a maior da história do país no evento. Os atletas foram recebidos calorosamente pelo público, que ocupou boa parte dos 48 mil lugares do estádio. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, o presidente do Comitê Paralímpico Americano (APC), Julio César Ávila Sarria, o presidente do Chile, Gabriel Boric, o ministro do Esporte, Jaime Pizarro, e a medalhista para-panamericana Valentina Muñoz.

A cerimônia de abertura encantou os presentes com música, dança e elementos culturais chilenos. O público participou entusiasticamente, entoando o famoso grito de guerra “Chi, chi, chi, le, le, le. Viva Chile!”. Após os desfiles, os espectadores protagonizaram um espetáculo nas arquibancadas, acendendo as lanternas de seus celulares.

A encenação que seguiu representou o cotidiano em Santiago, enfatizando a efervescência, diversidade e pluralidade da cidade. As cantoras Ana Tijoux e Kya, junto ao grupo Movimento Original, encerraram a cerimônia com uma performance remixada da música “A la cima”, tema oficial dos Jogos Parapan-Americanos 2023. Um belo show de luzes protagonizado por 300 drones iluminou o céu sobre o Estádio Nacional.

A tocha parapan-americana foi conduzida por atletas chilenos, encerrando com o fundista Cristian Valenzuela acendendo a pira. Durante a competição, que será transmitida pelos canais SporTV, o Brasil contará com 324 atletas de 23 estados e do Distrito Federal. A delegação é composta por 190 homens e 134 mulheres, participantes de 16 modalidades. A competição, que reúne cerca de 1.900 esportistas de 31 países, promete ser intensa e emocionante.

Os atletas Claudiney Batista e Mariana D’Andrea, que lideraram a delegação, são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, beneficiando 91 atletas, e também fazem parte do Time São Paulo, uma parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Com informações do comite Paralímpico do Brasil

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Leia mais:

Atleta do São Gabriel é punido por quatro jogos após agredir lateral do União ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *