MS recebe 9ª edição do programa AgroBrazil em busca de novos mercados

Instalações de indústrias foram visitadas
Instalações de indústrias foram visitadas

Durante quatro dias diplomatas de diversos países do mundo tiveram a oportunidade de conhecer o potencial produtivo e econômico do estado através do trabalho desenvolvido em propriedades rurais e agroindústrias de Mato Grosso do Sul. A visita aconteceu por meio do programa AgroBrazil, que há nove anos é realizada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e nesta edição envolveu representantes da Tailândia, Reino Unido, Alemanha, Coréia do Sul, Emirados Árabes, Austrália, Turquia, Indonésia, Espanha e Canadá.
A programação começou na segunda-feira (18), na sede do Sistema Famasul, com uma apresentação do trabalho desenvolvido pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em Campo Grande, os visitantes conheceram o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, sede do Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS. O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, juntamente com o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; e o diretor do Centro de Excelência, Gustavo Cavalca, fez a recepção dos visitantes comandada pelo vice-presidente de relações internacionais da CNA, Gedeão Pereira. A caravana com mais de 20 pessoas seguiu para a Embrapa Gado de Corte. O pesquisador e chefe-geral da instituição, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti), recebeu os diplomatas e apresentou a equipe que trabalha com pesquisa e desenvolvimento para produção agropecuária brasileira.
Na terça-feira (19), a expedição seguiu para Aquidauana, onde conheceu a Fazenda São José, que trabalha com cria e recria de bovinos no Pantanal. Desde 1989, o proprietário abriu as porteiras para o turismo. No mesmo dia, há 130km de distância, a caravana visitou a Fazenda Recanto, em Sidrolândia. Forte produtora de grãos, a propriedade possui 12 mil hectares de área plantada. O proprietário, Lúcio Basso, agradeceu a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido. “A gente precisa fomentar esse tipo de visita para que os países venham conhecer o nosso potencial e venham fazer negócios aqui. Só assim, conhecendo pessoalmente, eles terão a noção do quão grande e poderoso é o Brasil”.
Na quarta-feira (20), o grupo esteve em Dourados, conhecendo a produção de combustível da Inpasa. A indústria chega a produzir 935 milhões de litros de etanol de milho por ano. Fora outros produtos como o óleo de milho e DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) como fonte de proteína para nutrição animal. A empresa cria alternativas para o produtor rural negociar sua produção de milho, transformando o grão em combustível sustentável, com 80% menos CO2 que a gasolina. No mesmo dia, a caravana seguiu para Naviraí, com dentinho à Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense). Os diplomatas puderam visitar indústria de fios de algodão que produz mais de 24 mil toneladas ao ano. Também conheceram a fecularia de mandioca que deve fechar o ano com mais de 28 mil toneladas de fécula.
Ainda na quinta-feira, os diplomatas se reuniram com representantes da ASSUMAS, a Associação Sul-Mato-Grossense de suinocultures, para conhecer um pouco mais sobre a produção de suínos no estado. Os diplomatas estiveram em Caarapó, há mais de 270km da Capital. Foi a vez de conhecer a Fazenda Nossa Senhora das Graças. A propriedade trabalha com integração lavoura-pecuária.
À noite e de volta para Campo Grande, os participantes do programa foram recebidos na Casa Rural novamente para o fechamento da missão. Mais uma vez a presidência do Sistema Famasul se fez presente para agradecer a escolha do estado para esta 9ª edição do programa. “Foi bonito de ver o potencial de Mato Grosso do Sul. Pecuária e agricultura com tecnologia de ponta e competitividade que traz o cerrado brasileiro. Parabéns a todos pelo excelente trabalho”, comentou Gedeão Pereira, vice-presidente de relações internacionais da CNA.

Leia mais: Circuito Aprosoja/MS promove palestra sobre o mercado agrícola

Circuito Aprosoja/MS promove palestra sobre o mercado agrícola

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *