Em Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, o UI GrennMetric World University Ranking anunciou as universidades mais sustentáveis de 2023.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se encontra na posição 74ª na posição mundial. Entre as brasileiras, a instituição ocupa a 5ª posição, sendo líder no Estado e na região Centro-Oeste. Ao todo 1.183 universidades de 85 países participaram da avaliação.
Do ano passado para cá,a UFMS subiu 139 posições no ranking munidal. A Instituição ainda ficou na 26ª posição no ranking das 50 melhores universidades com menos de 50 anos.
Com isso, espera-se que mais esinvestimentos e projetos sustentáveis sejam realizados na universidade. Na UFMS há uma grande área verde e de mata, estudantes e comunidade externa caminham nesse cenário todos os dias.
Ranking UI GrennMetric
A avaliação da sustentabilidade nas universidades é feita por indicadores como o tamanho da instituição, a extensão de áreas verdes disponíveis, o consumo de eletricidade em relação às emissões de carbono, programas de gestão de resíduos, consumo de água, políticas de transporte para redução de veículos particulares, e o engajamento em cursos, pesquisas e publicações voltadas à sustentabilidade.
Criado 2010 e promovido pela Universitas Indonesia, o UI GreenMetric é um ranking internacional anual que avalia o desempenho sustentável de universidades mundialmente. Composta por 39 indicadores distribuídos em seis critérios de forma quantitativa.
Leia Mais
Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense 2023 será realizado na próxima segunda
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.