Várias cidades de MS estão entre os lugares com maior número espécies de aves observadas
No último dia 14 do mês, aconteceu o Global Big Day, maior evento de observação de aves do mundo. Vários países de todo o globo participam. A iniciativa consiste em um dia específico voltado para observar o maior número de espécies possíveis numa localidade.
No ranking nacional, Mato Grosso do Sul ficou em 8º lugar. Ao todo foram visualizadas no estado 347 espécies de aves e a no Brasil 1215 espécies foram observadas.
O estado também se destacou pelas chamadas “hotspots” ou então “áreas quentes” de observação de aves. No top 10 nacional, MS apareceu seis vezes, com os seguintes lugares:
Aquidauana: Pousada águapé(220 espécies); Baía das Pedras(163) e a Pousada Pequi(162)
Invinhema: Parque Estadual das Várzeas – 150 espécies
Ladário: Apa Baia Negra – 139 espécies
Miranda: Refúgio Ecológico Caiman – 130 espécies
O Global Big Day é promovido pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell (Nova Iorque/EUA) desde 2015 e tem contribuído para o avanço da observação de pássaros em todo o mundo. Em outubro de 2022, 35.000 pessoas de 180 países enviaram aproximadamente 80.000 listas de espécies observadas aos organizadores.
No Brasil, a iniciativa foi apoiada pelo ICMBio a através do CEMAVE. A ideia é estimular a participação dos amantes das aves no evento internacional. Os dados coletados durante o evento contribuem para a ciência, uma vez que as listas enviadas pelos observadores auxiliam pesquisadores no estudo da distribuição geográfica das espécies e análises sobre migração.
Para saber em detalhes os dados e ver fotos das aves clique no site da Global Big Day.
Leia Mais
UFMS oferece atendimento psicológico gratuito no câmpus de Corumbá
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.