Eclipse Solar Anular: Saiba como observar o fenômeno neste sábado em MS

Representação de um eclipse solar anular Foto: Pixabay
Representação de um eclipse solar anular Foto: Pixabay

O eclipse solar terá visibilidade de 50% no estado

Na tarde deste sábado(14), um eclipse solar anular acontecerá em todo o Brasil. O evento astronômico é bastante aguardado e será visível em sua totalidade nas regiôes Norte e Nordeste. No restante do país a visibilidade será parcial.

O que é um eclipse solar anular?

Este fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol,  cobrindo a estrela quase em sua totalidade, deixando visível apenas o famoso “anel de fogo”. Em Mato Grosso do Sul, o eclipse será parcial, quando apenas uma parte da Lua encobre o sol.

Veja na imagem a seguir os tipos de eclipse.

Foto: Reprodução/MundoEscola

Horário em MS 

O eclipse em Campo Grande começará às 14:25, atingindo o auge às 15h43 e irá encerrar às 16h51 no sábado. Os horários são locais e valem para todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Cuidados na Observação

O fenômeno não deve ser visualizado a olho nu e não é adequado usar óculos escuros, filmes fotográficos ou chapas de radiografia para olhar diretamente para o sol. Os danos a visão podem ser sentidos na hora e serem irreversíveis.

O indicado é utilizar telescópios e binóculos com filtros solares ou então usar um filtro de soldador 14 encontrado em lojas de materiais de construção. Contudo, o uso com o filtro deve ser feito com cautela, fazendo pausas na observação. O material pode custar de R$ 2,oo a R$10,00. Caso não encontre o o tipo 14, é recomendado comprar dois filtros do tipo 12 e utilizá-los sobrepostos um ao outro.

Transmissão pela internet

A Nasa irá transmitir o eclipse direto do Brasil, na cidade de Juazeiro do Norte, acesse o site.Em parceira, o observatório nacional também irá transmitir o eclipse a partir das 11h30 (horário de Brasília) no canal do youtube.

Leia Mais

Sabores de Dourados: 8º festival gastronômico da cidade vai até 12 de novembro

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *