Todas as 72 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande estão com todas as doses dos imunizantes preconizados pelos Ministério da Saúde disponíveis para dar continuidade a campanha de multivacinação, que acontece até o dia nove de setembro. Nesta quinta-feira (11) também seguem disponíveis a dose contra a Poliomielite e as vacinas contra Covid-19 e Influenza.
O público alvo da campanha de multivacinação são as crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, com o objetivo de completar a caderneta de vacinação. São 18 imunizantes disponibilizados e todos fazem parte do calendário de rotina: BCG (bacilo Calmette–Guérin): protege contra formas graves da tuberculose; Pentavalente: protege contra a difteria, coqueluche, tétano, hepatite B e haemophilus influenzae; Febre Amarela; Hepatite B; Hepatite A; HPV quadrivalente: protege contra o papilomavírus humano; Influenza Trivalente: protege contra a gripe; Meningocócica ACWY: protege contra a meningite; Meningocócica C: protege contra a meningite; Pneumocócica 10 valente: protege contra a pneumonia; Poliomielite; Tríplice Bacteriana: protege contra a difteria, coqueluche e tétano; Dupla Adulto: protege contra a difteria e tétano; Tríplice Viral: protege contra o sarampo, caxumba e rubéola; Vacina Rotavírus Humano e Varicela: protege contra a catapora.
Outra campanha que está acontecendo no momento, é a de prevenção à poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Esta dose é o reforço à vacina que é aplicada em três doses antes do primeiro ano da criança, e todos que têm entre 1 e 4 anos devem ser imunizados, indiscriminadamente.
O objetivo das duas campanhas é ampliar a cobertura vacinal da população e evitar que doenças que já estão extintas ou tenham pouca circulação no território nacional voltem a se manifestar. A poliomielite é uma das doenças com risco de novos registros devido a baixa adesão na vacinação.
Covid-19 e Influenza
Para as crianças que estão com as vacinas em dia e tenham seis meses de idade ou mais, pode ser imunizada contra a gripe, bem como contra a Covid-19 caso a criança tenha três anos de idade ou mais. O imunizante disponível para esta faixa etária é o Coronavac.
Estes imunizantes estão disponíveis para adolescentes e adultos. A segunda dose da Covid-19 poderá ser aplicada em todas as pessoas que iniciaram o esquema de vacinação e já cumpriram o prazo de intervalo definido pelos fabricantes dos imunobiológicos.
O primeiro reforço está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tenham concluído o ciclo vacinal primário há pelo menos quatro meses. A única exceção são as pessoas que possuem imunocomprometimento grave, para eles, o intervalo deve ser de 28 dias.
Quanto ao segundo reforço, a dose pode ser aplicada na população que tem 35 anos de idade, seja trabalhador da saúde, ou tenha imunocomprometimento grave e 18 anos ou mais, desde que tenham cumprido o mesmo intervalo de quatro meses desde a terceira dose.
As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde referenciadas, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Há unidades que possuem horário estendido, e a sala de vacinação funciona normalmente neste período. As unidades também realizam o teste para a detecção da Covid-19, de acordo com horário de funcionamento especifico de cada local.
Leia também: Com pontos itinerantes multivacinação continua na Capital
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.