Brigada comunitária e Bombeiros atuam juntos para apagar incêndio no Pantanal

WhatsApp Image 2022-09-20 at 16.16.09

A Brigada Porto Amolar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul aturam juntos para exterminar um foco de incêndio no Pantanal na noite de ontem (19), por volta das 23 horas. O fogo começou em frente a base da ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, no Porto Amolar, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.

O combate rápido e eficaz da ação conjunta permitiu que o foco do incêndio não tomasse proporções incontroláveis. Ele foi controlado no fim da manhã desta segunda-feira (20). A tarde, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros começaram os trabalhos de rescaldo, para evitar que o fogo volte.

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1º a 19 de setembro, já foram registrados 920 focos de incêndios no Pantanal, somente em 2022. De janeiro a setembro deste ano, já foram contabilizados no total 1.109 focos de incêndio. A tendência desse cenário é piorar nos próximos meses, com a chegada dos períodos de seca no Estado.

Caso semelhante

Corpo de Bombeiros combateu novos focos de incêndios às margens do Rio Taquari, na região de Porto da Manga, em Corumbá, na madrugada desta terça-feira (20). Nos últimos dias, equipes se mobilizaram para combater os incêndios que atingem a região. Militares precisaram utilizar embarcações para fazer o deslocamento até o local exato dos focos.

No último domingo duas guarnições partiram de Corumbá com destino a Coxim, com a missão de auxiliar nas ações na região do Alto Pantanal. Os militares levaram mais suprimentos e recursos para extinção das chamas.

O incêndio foi controlado na manhã de hoje, mas as equipes ficaram no local como forma de prevenção, caso o fogo voltasse. As ações fazem parte da Operação Pantanal, que tem o objetivo de monitorar e realizar atividades preventivas em todo o Pantanal sul-mato-grossense, com guarnições avançadas na Serra do Amolar e nos municípios de Coxim, Porto Murtinho e Aquidauana.

Com informações do repórter Carlos Eduardo Ribeiro e Ong Ecoa.

Bombeiros combatem novos focos de incêndios em Corumbá

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *