A Brigada Porto Amolar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul aturam juntos para exterminar um foco de incêndio no Pantanal na noite de ontem (19), por volta das 23 horas. O fogo começou em frente a base da ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, no Porto Amolar, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.
O combate rápido e eficaz da ação conjunta permitiu que o foco do incêndio não tomasse proporções incontroláveis. Ele foi controlado no fim da manhã desta segunda-feira (20). A tarde, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros começaram os trabalhos de rescaldo, para evitar que o fogo volte.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1º a 19 de setembro, já foram registrados 920 focos de incêndios no Pantanal, somente em 2022. De janeiro a setembro deste ano, já foram contabilizados no total 1.109 focos de incêndio. A tendência desse cenário é piorar nos próximos meses, com a chegada dos períodos de seca no Estado.
Caso semelhante
O Corpo de Bombeiros combateu novos focos de incêndios às margens do Rio Taquari, na região de Porto da Manga, em Corumbá, na madrugada desta terça-feira (20). Nos últimos dias, equipes se mobilizaram para combater os incêndios que atingem a região. Militares precisaram utilizar embarcações para fazer o deslocamento até o local exato dos focos.
No último domingo duas guarnições partiram de Corumbá com destino a Coxim, com a missão de auxiliar nas ações na região do Alto Pantanal. Os militares levaram mais suprimentos e recursos para extinção das chamas.
O incêndio foi controlado na manhã de hoje, mas as equipes ficaram no local como forma de prevenção, caso o fogo voltasse. As ações fazem parte da Operação Pantanal, que tem o objetivo de monitorar e realizar atividades preventivas em todo o Pantanal sul-mato-grossense, com guarnições avançadas na Serra do Amolar e nos municípios de Coxim, Porto Murtinho e Aquidauana.
Com informações do repórter Carlos Eduardo Ribeiro e Ong Ecoa.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.