Família Galeazzi morre em acidente aéreo, no Rio Grande do Sul

Foto: reprodução/Cid Guedes
Foto: reprodução/Cid Guedes

O empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares morreram em um acidente aéreo na manhã de ontem (22), em Gramado, no Rio Grande do Sul. Galeazzi, que pilotava a aeronave, estava acompanhado da esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. A tragédia também deixou 17 pessoas feridas em solo, sendo duas em estado grave.

Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, as vítimas eram de São Paulo e estavam na Serra Gaúcha para momentos de lazer. “É uma dor imensa que afeta a família dessas vítimas e abala todos nós”, disse Leite em coletiva de imprensa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também expressou solidariedade às famílias e afirmou que a Aeronáutica investiga as causas do acidente.

A aeronave, um bimotor modelo PA-42 Cheyenne fabricado em 1990, decolou às 9h12 do aeroporto de Canela, com destino a Jundiaí (SP). Antes de cair, colidiu com a chaminé de um prédio, atingiu o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de móveis. Destroços também alcançaram uma pousada, onde estavam duas das vítimas com queimaduras graves.

O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio provocado pela queda e segue trabalhando para estabilizar a estrutura da loja e acessar os destroços. A Polícia Civil e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigam as causas do acidente, com focos distintos: prevenção e responsabilidade.

De acordo com o governador, as condições climáticas no momento da decolagem “não eram as melhores”, mas apenas estudos detalhados determinarão se elas eram propícias para o voo. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava registrada no nome de Galeazzi, em situação normal de aeronavegabilidade, com permissão apenas para transporte privado.

Foto: reprodução/redes sociais

Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, Luiz Cláudio Galeazzi era sócio e CEO da Galeazzi & Associados, empresa de consultoria em gestão empresarial fundada por seu pai, Cláudio Galeazzi. Tragicamente, a família já havia enfrentado outra perda similar, quando a mãe de Luiz Cláudio faleceu em um acidente aéreo em Sorocaba, São Paulo, em 2010.

A Prefeitura de Gramado suspendeu o tradicional desfile de Natal programado para este domingo. Hóspedes da pousada atingida foram realocados para outros estabelecimentos. O trânsito na Avenida das Hortências, onde ocorreu o acidente, foi parcialmente liberado. O Estado e as autoridades locais seguem mobilizados para esclarecer o ocorrido e prestar apoio às famílias afetadas.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Homem sobrevive a ataque com 10 tiros ao sair de supermercado, no Guanandi II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *