Lei: Campanha Maio Verde dedicada à conscientização sobre a doença celíaca

Foto: Fabiana Silvestre/Alems
Foto: Fabiana Silvestre/Alems

Mato Grosso do Sul passa a ter em seu Calendário Oficial de Eventos o Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, denominado Maio Verde. É o que determina a Lei 6.215 de 2024, de autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9).

Durante o mês de maio deverão ser promovidos esforços para conscientizar e orientar a população sobre a doença celíaca. O Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá realizar palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins e quaisquer outras ações que visem à realização de campanhas informativas.

A doença celíaca é uma intolerância hereditária ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada e aveia), que causa alterações características no revestimento do intestino delgado, resultando em má absorção. É autoimune e afeta cerca de 1% da população mundial.

A Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) estima que até dois milhões de brasileiros sejam celíacos, mas muitos desconhecem a condição.  A pessoa com a doença precisa eliminar totalmente o glúten da alimentação, pois mesmo pequenas quantidades podem provocar sintomas, como diarreia, desnutrição e perda de peso.

 

Com informações da Agência Alems.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Confira a coluna “Segredos de Estado” por Laureano Secundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *