Volodymyr Zelensky, atual presidente da Ucrânia, foi eleito como a Pessoa do Ano de 2022 pela revista Time. A escolha, que foi divulgada na manhã desta quarta-feira (7), marca o reconhecimento do ex-comediante como um líder global.
O “espírito da Ucrânia” também recebeu honras, baseado na resiliência do país que foi invadido pela Rússia, ocasionando em uma guerra que já se estende por dez meses.
Para muitos a escolha de Zelensky como Pessoa do ano de 2022 é uma espécie de ataque velado contra Vladimir Putin, atual presidente da Rússia. A decisão da Time segue o caminho de diversas outras premiações internacionais deste ano.
Em outubro, o Nobel da Paz foi concedido ao ativista bielorusso Ales Bialiatski e às ONGs Memorial e Centro de Liberdades Civis na Ucrânia, sendo encarado como uma resposta ao avanço russo. No mesmo mês o Parlamento Europeu concedeu o seu prêmio de defesa dos direitos humanos, o Sakharov, a nomes e instituições ucranianas, incluindo Zelensky.
No começo desta semana, 5 de dezembro, Volodymyr ainda foi eleito pela revista britânica Financial Time como personalidade do ano, onde o ucraniano foi definido como um “porta-estandarte da democracia liberal na disputa global mais ampla contra o autoritarismo, que pode definir o curso do século XXI”..
TIME's 2022 Person of the Year: Volodymyr Zelensky and the spirit of Ukraine #TIMEPOY https://t.co/06Y5fuc0fG pic.twitter.com/i8ZT3d5GDa
— TIME (@TIME) December 7, 2022
Confira a lista dos escolhidos para Pessoa do Ano da Time dos anos anteriores:
2021: Elon Musk
2020: Joe Biden e Kamala Harris
2019: Greta Thunberg
2018: ‘Os guardiões’ (jornalistas perseguidos)
2017: Movimento contra o assédio
2016: Donald Trump
2015: Angela Merkel
2014: Equipes que combateram o vírus ebola
2013: Papa Francisco
2012: Barack Obama
2011: ‘O manifestante’ (pessoas que protestaram contra líderes autoritários, como na Primavera Árabe)
2010: Mark Zuckerberg
Veja também: Guerra da Ucrânia: base aérea na Rússia é atacada
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.