Um homem de 38 anos, identificado como Israel Vilalva da Cruz, morreu durante confronto com a Força Tática da Polícia Militar no fim da tarde da sexta-feira (26) no bairro Nova Coxim, no município de Coxim, a 250 quilômetros de Campo Grande,
De acordo com informações do site Coxim Agora, Israel teriam sacado uma arma da cintura no momento da abordagem e atirado em direção as equipes da polícia. Anteriormente os militares receberam a informação de que um homem teve a residência arrombada e furtado.
Durante diligências, foi constatado que havia sido roubado do local um revólver, um relógio e que o suspeito do crime seria um adolescente de 17 anos. Foi realizado rondas no bairro e o autor foi localizado em uma oficina. Assim que via a viatura tentou se esconder, porém foi abordado e confessou o furto da arma e dos outros objetos.
O menor relatou que havia trocado a arma do roubo e munições por uma motocicleta com Israel e que inclusive estaria na oficina mecânica para consertar um pneu furado do veículo. O adolescente levou os agentes até a casa de Israel.
No local, encontraram uma adolescente de 15 anos, que confirmou que o menor esteve lá momentos antes e que realmente havia feito a troca da arma pela motocicleta. No entanto, a adolescente informou que Israel passou a realizar disparos com a arma aos fundos da casa e eles acabaram se desentendendo, motivo pelo qual ele havia saído de casa portando o revólver.
A adolescente levou os militares até o local onde Israel estaria. Neste momento, o homem saiu da residência onde estava e foi em direção aos policiais tirando a arma da cintura. Os policiais solicitaram que ele parasse e soltasse a arma, porém, ele não obedeceu e começou à atirar contra um policial que diante da agressão foi necessário realizar quatro disparos em sua direção, atingindo-o no rosto, peito e tórax.
Após ser atingido pelo quarto tiro, o autor caiu e soltou a arma. Neste momento os policiais afastaram a arma e a mantiveram sob sua guarda, em seguida, acionaram o Corpo de Bombeiros, porém devido o estado grave de Cruz, realizaram o resgate em uma caminhonete até o Pronto Socorro do Hospital Regional de Coxim, onde foi constatado o óbito, como consta no documento policial.
Os policiais isolaram e preservaram o local até a chegada do Núcleo Regional de Perícias para iniciar os procedimentos. Os peritos encontraram na bermuda do autor seis munições intactas de calibre .357. Foi constatado que o revólver e dois relógios eram produtos de furto da residência.
O adolescente envolvido na ocorrência foi apreendido e encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim. Foi instaurado um inquérito policial militar devido à morte ter ocorrido durante intervenção policial.
Leia mais: Após se esfaqueado, homem corre para pedir ajuda a familiares
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.