A FCDL através do Termômetro do varejo divulgou dados que permitem uma análise abrangente do desempenho das vendas do comércio em Mato Grosso do Sul. Os números de dezembro reforçaram a tendência observada nos meses anteriores. Em 2023, o comércio varejista registrou um aumento de 2,2%, enquanto as vendas do varejo ampliado apresentaram uma queda expressiva de 9,2%. O varejo ampliado abrange atividades mais específicas, como vendas de veículos, motocicletas e partes automotivas, materiais para construção, e o comércio atacadista de alimentos e bebidas.
É importante notar que a queda nas vendas do varejo ampliado ocorre após três anos de forte crescimento. Em 2021, esse segmento viu um avanço de 11,6% no estado, e mesmo durante o auge da pandemia, em 2020, registrou um crescimento de 3,6%. O comércio varejista também apresentou um crescimento expressivo nos anos anteriores. O resultado de 2023 indica uma moderação no ritmo de crescimento desse setor.
Apesar da queda observada em 2023, o crescimento médio anual do varejo ampliado foi de 2,3% entre 2020 e 2023, superando a média nacional. Esse dado evidencia o aumento médio das vendas por ano desde 2020.
Leia mais: Presidente da FCDL quer fim do financiamento de Fundos do Judiciário por taxas cartorárias
Presidente da FCDL quer fim do financiamento de Fundos do Judiciário por taxas cartorárias
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram