Em comemoração aos 10 anos de criação da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (ESDP), a Defensoria Pública fará uma noite de autógrafos, com a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, na livraria Leitura, em celebração à instituição mais antiga do país. O evento está marcado para hoje (13), às 19h, no segundo andar da livraria.
Celebrando os 10 anos da segunda instituição sul-mato-grossense, mais antiga do país, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, agradece a presença da escritora que fará a divulgação do seu livro, intitulado “Cartas Para Minha Avó”.
“Em um marco de comemoração e conhecimento, a nossa Escola Superior comemora uma década de excelência em formação jurídica e social. Neste evento especial, temos a honra de receber Djamila Ribeiro, renomada intelectual e ativista, como palestrante. Sua presença enriquece, ainda mais, o compromisso da Defensoria Pública em promover a igualdade, conhecimento e a justiça social. Parabéns à escola e que esta jornada de aprendizado continue a iluminar os caminhos da defesa das pessoas mais necessitadas do nosso estado”, pontua o defensor público-geral.
Conhecida pelo livro Pequeno Manual Antirracista, Djamila ganhou destaque na internet por seu trabalho em defesa dos direitos das mulheres negras, igualdade racial e justiça social, sendo considerada uma das vozes proeminentes no debate sobre o racismo e o feminismo interseccional no Brasil e no mundo.
Confira a programação:
Na noite de hoje (13), às 19h, na Livraria Leitura no Shopping Campo Grande, a escritora terá um momento de trocas com leitoras e leitores na divulgação do seu quarto livro, intitulado “Cartas Para Minha Avó”.
Amanhã (14)
A escritora Djamila Ribeiro, fará uma palestra de abertura em evento fechado em comemoração aos 10 anos da Escola Superior da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul.
Educação em direitos e visibilidade
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (ESDP) é um órgão auxiliar da Defensoria Pública, com sede em Campo Grande, que segue a legislação aplicável e seu próprio Regimento.
Suas principais atribuições são promover a atualização e aprimoramento profissional dos membros, estagiários e servidores da Defensoria Pública por meio de cursos, conferências, seminários e outras atividades científicas relacionadas às áreas de atuação institucional do órgão.
Completando 10 anos.
A trajetória para a instalação da Escola Superior da Defensoria Pública de MS começa no dia 9 de janeiro de 2013, quando um novo texto trouxe importante avanço normativo à Defensoria Pública por proporcionar inteira conformidade com a Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública (Lei Complementar Federal nº 80/94, alterada pela Lei Complementar Federal nº 132/2009).
Preocupada com a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, a Lei Complementar inovou ao prever a existência da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), responsável por promover o aprimoramento profissional e cultural dos membros da Defensoria Pública, bem como seus auxiliares e servidores.
Em julho do mesmo ano foi instalada a Escola Superior da Defensoria Pública de MS, que viria a realizar audiências públicas, seminários, workshops, encontros e cursos gratuitos para defensoras e defensores públicos, assessoras e assessores, servidores e toda população.
Somente nos últimos cinco anos, a Escola Superior já realizou mais de 200 eventos com a finalidade de promover a educação em direitos, ultrapassando 15 mil participantes, nos formatos presencial e virtual.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.