Parlamentares aprovaram eleição da Mesa Diretora com possível recondução da presidência
Por votação simbólica os deputados aprovaram na ordem do dia da sessão dessa quinta-feira (31) Ato 92 de 2024, que designa a eleição da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) – 2º biênio da 12ª Legislatura para o dia 13 de novembro, às 9h. Em princípio é consenso da Casa manter a liderança atual. Até a data poderão ser apresentadas chapas ou até mesmo surgirem candidaturas avulsas para concorrer a um dos cargos na Mesa que dirige os trabalhos legislativos.
De acordo com o deputado estadual, Gerson Claro, presidente da Mesa a recondução dos parlamentares para mais um mandado seria fruto de um reconhecimento do investimento da atual gestão da Assembleia que devem ser concluídos ao longo do próximo biênio, o edifico garagem, o refeitório para os funcionários e a ampliação do plenário. “Tudo caminha para este entendimento”.
Ainda segundo o parlamentar, o objetivo da Casa é o mesmo, a entrega de resultados para a sociedade. “A Assembleia Legislativa é um espaço democrático onde as diferentes correntes de pensamento da sociedade estão representadas”.
O regimento do Legislativo de Mato Grosso do Sul estabelece que até no início da sessão marcada para a realização da eleição podem ser apresentadas chapas ou mesmo candidaturas avulsas. “Nós decidimos apenas antecipar a eleição para facilitar o desenvolvimentos dos trabalhos , quanto a formação da chapa ainda vamos discutir entre os deputados, mas existe uma vontade da maioria de se buscar um consenso” disse Gerson Claro.
Antecipar a data é uma prerrogativa da mesa diretora mas os deputados devem tomar posse somente de fevereiro quando começa o período legislativo. Normalmente, a antecipação facilita para os parlamentares, que durante o período de recesso não precisam participar de articulações. Não é novidade os deputados estaduais anteciparem as negociações para a composição da futura Mesa antes do início do recesso.
A recondução da Mesa deve ser por consenso, sem nenhuma outra candidatura para qualquer que seja o cargo, pois conforme regimento da Assembleia Legislativa, é possível concorrer individualmente a um cargo, sem necessidade de montar uma chapa com um número mínimo de deputados. A eleição é feita separadamente para cada cargo.
Chapa
Por enquanto a expectativa é de que não ocorram mudanças no comando do `Poder Legislativo Estadual sendo que em relação ao presidente Gerson Claro há um consenso pela sua permanência. Quanto a primeira-secretaria, que chegou a se agitar a saída de Paulo Corrêa , devido a falta de interessados , por enquanto, a expectativa é de que ele venha a permanecer no cargo por mais dois anos.
Um possível pré-candidatura do deputado Márcio Fernandes (MDB), chegou a ser cogitada, para o cargo de primeiro-secretário, mas a ideia acabou não vingando. Outro nome que chegou a ser cogitado para retornar à primeira-secretaria foi do deputado Zé Teixeira.
Atualmente a Mesa é composta por Gerson Claro (PP), presidente; Renato Câmara (MDB), primeiro vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB),segundo vice-presidente; Mara Caseiro (PSDB), terceira vice-presidente; Paulo Corrêa (PSDB), primeiro-secretário; Pedro Kemp (PT), segundo-secretário e Lucas de Lima (Sem partido), terceiro-secretário.
Legislativo Municipal
O mesmo consenso para não haver disputas é cogitado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, ‘Carlão’ (PSB), no entanto, sob um novo comando, supostamente com a preferência pelo vereador Papy (PSDB). Mesmo assim, para as eleições da Mesa Diretora da Casa, vários nomes já surgiram, como o vereador Delei Pinheiro (PP), Beto Avelar (PP), Dr. Jamal (MDB), Junior Coringa (MDB), André Salineiro (PL).
Carlão apontou o fato de ainda ter muitos nomes de um mesmo partido que devem ser afunilados, mas garantiu que a decisão não será verticalizada. “Temos que discutir isso, arrumar uma forma do Poder Legislativo se organizar, podendo nem ter disputa, fazer uma união para fortalecer o Legislativo, ser um Poder sempre independente, mas sempre buscando harmonia”.
Por Laureano Secundo e Carol Chaves
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram