O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), esteve em contato com a FAB (Força Aérea Brasileira) na manhã deste sábado (14), e reforçou o pedido para o envio de uma aeronave com o objetivo de repatriar autoridades brasileiras que permanecem retidas em Israel, após a escalada do conflito com o Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo no país.
No ofício encaminhado ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o parlamentar destacou a urgência da situação humanitária e a importância de uma resposta coordenada e célere por parte do Estado brasileiro. A solicitação se soma às tratativas já em curso da CRE com o Itamaraty, iniciadas após a deterioração do quadro de segurança em território israelense.
Entre os brasileiros afetados estão três representantes de Mato Grosso do Sul:
– Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação;
– Christinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde;
– Marcos Espíndola, coordenador de tecnologia da Secretaria de Saúde.
Os três participavam da missão oficial do Consórcio Brasil Central e estavam em Tel Aviv no momento dos ataques. Assim como os demais integrantes das delegações brasileiras, buscaram abrigo em bunkers durante os alertas e seguem aguardando, desde então, a reabertura do espaço aéreo para retorno ao Brasil.
“Temos prefeitos, secretários estaduais e três sul-mato-grossenses que foram a convite do governo de Israel participar de um seminário de tecnologia. Contamos com o apoio do Itamaraty e da Força Aérea Brasileira para que uma aeronave da FAB possa trazer em segurança os brasileiros que lá estão”, declarou o senador.
Além dos representantes sul-mato-grossenses, há autoridades do Distrito Federal, Goiás, Rondônia e prefeitos, vice-prefeitos e secretários de capitais como João Pessoa, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Natal, Goiânia e outras.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.