Puccinelli minimiza problemas nas obras e exalta “novo cartão-postal” na inauguração do aquário

Foto: Cyro Clemente
Foto: Cyro Clemente

Convidado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ex-gestor de Mato Grosso do Sul e idealizador do projeto do Aquário do Pantanal, André Puccinelli (MDB), discursou durante o evento de inauguração do bioparque na manhã de hoje (28).

Em tom conciliador, o pré-candidato ao Executivo Estadual iniciou seu discurso afirmando estar honrado em participar de um momento histórico para MS. Afirmou que a conclusão da obra se trata de uma vitória para vários indivíduos e setores, desde o arquiteto Ruy Otake (falecido em novembro de 2021) e demais projetistas à própria população da Capital, que teria reivindicado o aquário em pesquisas.

André ressaltou também o potencial científico do bioparque, que servirá de base de estudos da flora e da fauna pantaneira para pesquisadores e ambientalistas, além de representar uma oportunidade para o setor de serviços, ao oferecer uma atração turística que deve trazer novos visitantes à região.

Ao fim, deixando de lado a disputa que travará com o candidato de Azambuja e secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), nas eleições de outubro, Puccinelli exaltou a boa relação com os tucanos.

“Não posso deixar de dizer que esta é também uma vitória de dois governos. Dois governos democráticos, dois governos de homens que são adversários no campo político, mas que não são inimigos na vida. De homens que colocaram de lado suas divergências e tiveram a grandeza de pensar no futuro de Mato Grosso do Sul e no bem-estar da nossa gente”, disse.

Antes do início da cerimônia, o ex-governador conversou com a equipe d’O Estado Online, e você pode conferir o vídeo abaixo:

Histórico do Aquário

Anunciado ainda no início do segundo mandato como governador de André Puccinelli, o Aquário do Pantanal começou a ser construído em 2011. A obra está localizada dentro do Parque das Nações Indígenas e tinha orçamento inicial de R$ 84 milhões.

Nesses 11 anos até a conclusão do bioparque, a construção foi interrompida várias vezes, com diversos processos licitatórios sendo abertos por conta de empresas que abandonavam a empreitada.

Os valores, consequentemente, foram ficando cada vez maiores, e a estimativa final foi de que o Aquário representou um investimento de R$ 230 milhões.

Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado

O projeto final é considerado um dos maiores viveiros de água doce do Brasil, com 19 mil m² de área construída, 33 tanques – sendo 23 internos e 8 externos -, 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 mil m³ de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *