Greve dos professores completa duas semanas em Dourados

Greve
Foto: Divulgação/Simted

A greve dos professores na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados, completa hoje (28), duas semanas. Os profissionais reivindicam o reajuste salarial conforme o Piso Nacional do Magistério, de 33,24% e a reposição inflacionária de 10,06% para o administrativo educacional.

Desde o início da paralisação, em 14 de março, os 33 mil alunos matriculados nas escolas do município estão sem aulas. O retorno presencial na Reme Dourados ocorreu no dia 24 de fevereiro, após dois anos suspenso devido a pandemia da COVID-19.

A prefeitura de Dourados se reuniu com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), no dia 23 de março, onde reafirmou o compromisso de apresentar um Projeto de Lei, para que o município chegue ao valor de R$ 3.846,00 para a jornada de 20 horas por semana.

Na ocasião, foi comunicado que a minuta do projeto será apresentada no dia 1º de maio, na Câmara Municipal de Dourados, garantindo a incorporação de 7,5% em 2023 e outros 7,5% em 2024, com previsão de alcançar o piso de R$ 3.846 para 20 horas semanais. Para 2022 foi mantida a proposta de reajuste de 18,8% ao longo do ano.

Enquanto as negociações avançam, os professores seguem protestando em defesa do cumprimento do piso nacional da educação. Na tarde de ontem (27), famílias de estudantes participaram de um ato no Parque do Lago Antenor Martins, em defesa da valorização profissional na Reme. De acordo com o Simted, o evento reuniu centenas de pessoas, incluindo pais, mães, estudantes e familiares, além dos vereadores Elias Ishy (PT) e Lia Nogueira (Progressistas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *