Missão na Índia: Rota Bioceânica e potencial de Mato Grosso do Sul despertam interesse no maior mercado populacional do mundo

Foto: Ascom Fiems
Foto: Ascom Fiems

A comitiva de Mato Grosso do Sul, liderada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), desembarcou na Índia nesta semana com um objetivo claro: apresentar o potencial do Estado e da Rota Bioceânica ao maior mercado populacional do planeta e atrair investimentos estratégicos para o desenvolvimento regional. Em plena expansão econômica, a Índia já desponta como um dos principais centros de influência global e representa uma oportunidade concreta de parcerias comerciais e tecnológicas com o Brasil.

Logo no primeiro dia de agendas, realizado na quarta-feira (6), a missão sul-mato-grossense visitou empresas como a Mahindra, gigante do setor de tratores e equipamentos, além de se reunir com o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai, centro econômico indiano. Na quinta-feira (7), Riedel apresentou os diferenciais de Mato Grosso do Sul durante o LIDE Brazil Índia Fórum, destacando temas como produção de alimentos, sustentabilidade, transição energética e, principalmente, as oportunidades geradas pela Rota Bioceânica.

Foto: Ascom Fiems

Um novo eixo global de conexão

A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo em até 25% o tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul e Ásia. Esse encurtamento de distâncias representa também economia logística significativa, o que pode baratear o custo final de produtos exportados e importados.

“A Índia é um país que cresce a taxas impressionantes, com mais de 1 bilhão de pessoas, e isso gera inúmeras complementariedades com nosso Estado. A Rota Bioceânica foi muito bem recebida. Todos ficaram impressionados com o novo eixo de trânsito de bens e mercadorias que estamos consolidando”, afirmou Riedel, que destacou o impacto da rota tanto para o Brasil quanto para o comércio entre os continentes.

Parcerias em tecnologia e inovação

Além do foco em comércio exterior, a missão sul-mato-grossense busca fortalecer intercâmbios nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, já iniciou contatos com instituições indianas para estabelecer cooperação nesses setores estratégicos. O deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, também participou das reuniões e reforçou a importância de abrir canais permanentes de diálogo com governos e empresas asiáticas.

“A reunião com o governador de Maharashtra e com a Mahindra fortaleceu as oportunidades de negócios e abriu espaço para parcerias em tecnologia, relações empresariais e intercâmbios”, comentou Claro.

Foto: Ascom Fiems

Indústria e agronegócio em destaque

Durante os encontros, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, aproveitou para apresentar projetos industriais de Mato Grosso do Sul a empresários indianos. “Nosso objetivo é dar visibilidade ao que o Estado tem a oferecer, criar laços duradouros e promover ações concretas de intercâmbio empresarial”, declarou.

O foco da missão na Ásia, que ainda inclui visitas ao Japão e Singapura nos próximos dias, está no fortalecimento da presença internacional de Mato Grosso do Sul, sobretudo no setor de carnes, agroindústria e energias renováveis.

Foto: Ascom Fiems

Além do governador Riedel, a comitiva é formada por lideranças públicas e empresariais de como, o Secretário de Desenvolvimento Jaime Verruck, o Presidente da Fiems, Sérgio Longen, Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o Superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice da Famasul, Maurício Saito e o Diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim.

Em coletiva antes da viagem, Riedel destacou que a escolha da Ásia como destino da missão foi estratégica. “A Índia, o Japão e Singapura são mercados que demonstram grande interesse em Mato Grosso do Sul. Estamos falando da Rota Bioceânica, mas também do mercado de carnes, biocombustíveis e tecnologia. Nosso objetivo é abrir caminhos duradouros para o crescimento do Estado”, finalizou.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Pautada redação final de proposta de proteção aos consumidores de apostas virtuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *