Legislativo municipal tratará Ivone Nabhan como secretária de Saúde

Ivoni Kanaan Nabhan - Foto: Redes Sociais
Ivoni Kanaan Nabhan - Foto: Redes Sociais

O cenário da saúde pública em Campo Grande continua sendo uma das principais pautas da Câmara Municipal. O presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), se manifestou sobre a ausência de um secretário de Saúde no município, situação que, segundo ele, tem gerado impactos na administração da saúde pública e no atendimento à população.

Em um pronunciamento contundente durante a sessão ordinária, Papy afirmou que, como ainda não há alguém indicado pelo Executivo, se o assunto não tiver decisão nos próximos dias sobre a nomeação de um secretário ou secretária, Ivone Nabhan, atual coordenadora do Comitê Gestor da Saúde, será tratada pela Câmara como a nova secretária de Saúde do município.
“Se o Executivo não definir um secretário ou secretária de Saúde, a senhora Ivone será considerada por esta Casa e por este presidente como a secretária de Saúde do município de Campo Grande”, declarou.

A declaração do presidente da Câmara também destacou a insatisfação crescente entre os vereadores em relação à falta de definição do Executivo sobre o comando da saúde municipal.

Ao Jornal O Estado a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Comitê Gestor da Saúde vem revisando contratos, reorganizando equipes, e fazendo visitas técnicas e implantação de sistemas modernos de controle, como o e-SUS Farmácia. Ainda segundo a pasta, não há desassistência na rede e que o reabastecimento de medicamentos e insumos está em andamento, com previsão de atingir cerca de 90% de restabelecimento até a próxima quinzena. O desempenho só foi possível graças ao trabalho administrativo. “Entre comprimidos, ampolas e frascos, são cerca de 32 milhões de unidades que chegarão nos próximos dias para suprir a Rede Municipal de Saúde”.

“A Sesau mantém monitoramento permanente dos estoques e adota medidas contínuas como aceleração de licitações, reprogramação de itens desertos e acompanhamento rigoroso dos prazos de entreg […] O Município reforça que atua de forma técnica e responsável para garantir a regularização progressiva do fornecimento e o pleno funcionamento das unidades, assegurando a assistência à população”.

Nota do CRM-MS
A declaração de Papy sobre a falta de liderança na Secretaria Municipal de Saúde vem em meio a um cenário onde o CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) emitiu uma nota pública expressando preocupação com a crise na saúde pública do município, particularmente com a escassez de medicamentos essenciais e insumos básicos nas unidades de urgência e emergência. Segundo o CRM, a falta de um secretário formalmente nomeado tem dificultado a responsabilização pela gestão da saúde, o que agrava ainda mais os problemas enfrentados pela população.

O Comitê Gestor da Saúde
Em setembro deste, o Executivo Municipal criou o Comitê Gestor da Saúde de Campo Grande, um grupo temporário destinado à reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde após a exoneração da secretária Rosana Leite. Ivone Nabhan foi nomeada coordenadora do comitê.

O Comitê Gestor tem como objetivo enfrentar e resolver problemas estruturais que afetam a saúde pública de Campo Grande. Ele é composto por profissionais das mais diversas áreas da administração pública, com a intenção de promover uma reestruturação eficaz da gestão da saúde municipal.

Os membros do Comitê incluem: Coordenação: Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli; Planejamento e Execução: Catiana Sabadin Zamarrenho; Jurídico: Andréa Alves Ferreira Rocha; Finanças e Orçamento: Isaac José de Araújo; Administrativo: Vanderlei Bispo de Oliveira; Contratação: André de Moura Brandão.

De caráter provisório, com vigência inicial de seis meses, podendo ser prorrogado conforme as necessidades da administração.

Por Brunna Paula

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *