A Dama do Rasqueado agora é homenageada com uma lei em Mato Grosso do Sul: Dia Estadual do Rasqueado. Por meio da Lei Estadual 6.041/2023, publicada hoje (11), a cantora sul-mato-grossense Delinha terá uma data especial.
De acordo com a nova lei, a data deve ser celebrada, anualmente, todo dia 7 de setembro, data do nascimento da cantora Delinha – Delanira Pereira Gonçalves, que nasceu em 1936, em Vista Alegre, Distrito de Maracaju, conhecida em nosso Estado como a “Dama do Rasqueado”.
A data tem o objetivo de celebrar e manter viva as raízes culturais do Estado e homenagear a cantora, que era um ícode da musica sertaneja, com mais de 60 anos de carreira e que conseguiu alcançar o sucesso nacional. A data também entrará no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
A cantora conquistou sucesso nacional ao lado do ex-marido, Délio José Pompeu, com quem formou a dupla Délio e Delinha por várias décadas. O casal se separou nos anos 1970. Entre os sucessos da dupla estão Prenda Querida, Meu Cigarro e Querendo Você.
Entre idas e vindas, a dupla – conhecida como o Casal de onças de Mato Grosso – deu voz a gêneros musicais associados ao universo sertanejo da região centro oeste do Brasil como o rasqueado, o chamamé, a guarânia e a cana verde. São ritmos vizinhos da música do Paraguai, país que faz divisa com Mato Grosso do Sul.
A dupla existiu até 2010, ano da morte de Délio. Depois, Delinha seguiu sozinha até a saída de cena.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.