Congresso instala CPMI para investigar fraudes de R$ 6,5 bilhões no INSS

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira (15) o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A instalação da comissão deve ocorrer na próxima semana, conforme também confirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

As apurações tiveram início a partir de investigações da Polícia Federal, que apontaram um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, praticados por associações de representação de aposentados desde 2019. O valor estimado da fraude chega a R$ 6,5 bilhões.

Com a CPMI, deputados e senadores terão poderes para convocar autoridades, requisitar documentos e aprofundar as investigações sobre a atuação das entidades envolvidas. O objetivo é identificar os responsáveis e propor medidas que reforcem os mecanismos de proteção aos beneficiários da Previdência Social.

A expectativa é que a comissão funcione ao longo do segundo semestre, em paralelo a outras apurações sobre irregularidades em órgãos públicos.

 

Com informações do SBT News

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Mais de 600 mil segurados do INSS ainda não aderiram a acordo para ressarcimento de descontos indevidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *