VIII Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul

Foto: Foto: Assessoria/Divulgação
Foto: Foto: Assessoria/Divulgação

Religioso e cultural, evento celebra a padroeira do Estado com missas, procissões e shows diários, reunindo fé, tradição e música de 20 a 29 de junho

 

Começa no dia 20 de junho uma das maiores quermesses de Campo Grande, a VIII Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul, em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento, que vai até 29 de junho, será realizado na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e contará com uma programação intensa de 10 dias, incluindo missas, apresentações musicais, comidas típicas e diversas celebrações religiosas. A tradicional festa social acontecerá diariamente das 18h às 22h30, com praça de alimentação e atrações culturais, celebrando a fé, a cultura e a devoção à padroeira do Estado.

A festa tem como principal objetivo celebrar o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorado em 27 de junho. Neste ano, o evento traz como tema “Maria, ajudai-nos a ser um testemunho da reconciliação e da esperança”, reforçando o chamado à fé, à união e à renovação espiritual da comunidade. Dedicada à Mãe do Perpétuo Socorro, padroeira do Estado, a festa também homenageia as cinco cidades do estado que têm Nossa Senhora como padroeira: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

A devoção ganhou ainda mais força após o reconhecimento civil e religioso da padroeira. Em 20 de dezembro de 2017, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou o Projeto de Lei que instituiu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira oficial do Estado. A sanção foi realizada pelo então governador Reinaldo Azambuja no dia 27 de dezembro, durante a tradicional novena das 9h. A Lei também incluiu o dia 27 de junho no Calendário Oficial de Eventos do Estado como data comemorativa, embora não configure feriado.

Foto: Assessoria/Divulgação

O reconhecimento religioso veio posteriormente, em 2 de junho de 2022, quando o Vaticano, por meio de decreto da Santa Sé, declarou oficialmente Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira do Estado perante a Igreja Católica. Esse momento marcou um importante passo na história da fé e da cultura sul-mato-grossense.

Organização

Neste ano, a festa ganha um significado ainda mais especial ao coincidir com o Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025. O Santuário foi designado pelo arcebispo de Campo Grande como uma das igrejas jubilares da Arquidiocese, o  que confere aos fiéis a oportunidade de vivenciar uma experiência espiritual única.

A preparação para a festa começa com bastante antecedência. Segundo a organização, logo após o encerramento da Semana Santa, a equipe já inicia os ajustes finais para a estrutura que receberá os fiéis, como a montagem da praça de alimentação e a definição da agenda litúrgica, incluindo os bispos e sacerdotes convidados para presidir as celebrações.

A equipe de comunicação da festa, ligada à organização da Igreja, explica que, durante o Ano Santo, os fiéis que peregrinarem até o Santuário, participarem da Eucaristia, se confessarem e rezarem pelas intenções do Papa poderão receber a Indulgência Plenária, um dom espiritual que representa o perdão completo das penas temporais dos pecados. “Neste tempo jubilar, o Santuário se torna um verdadeiro oásis de espiritualidade para os devotos sul-mato-grossenses”.

Comunhão dos santos
Segundo a equipe organizadora, o patronato de um santo – ou, neste caso, da Virgem Maria – representa o vínculo espiritual entre os fiéis que ainda caminham neste mundo e os que já estão glorificados diante de Deus. “Essa relação é o que chamamos de ‘comunhão dos santos’. Ter uma padroeira é reconhecer que não caminhamos sozinhos, mas acompanhados pela intercessão daqueles que viveram de forma exemplar a fé cristã”, explica a equipe.

O reconhecimento de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira civil do estado, reforça a relevância da fé católica na cultura e identidade sul-mato-grossense. “Esse título institucionaliza o lugar da fé na vida pública e reafirma a liberdade religiosa e a força da religiosidade do povo”, destaca a organização da festa.

O padre Reginaldo Padilha destaca para o jornal O Estado que a VIII Festa é um grande dom de Deus e um sinal de esperança para o povo que caminha rumo a Cristo. “Com Maria ao nosso lado, seguimos firmes na fé, olhando para Jesus, nosso Perpétuo Socorro. Essa devoção nos inspira há 86 anos e continua sendo um farol para a comunidade”, afirma.

Em um tempo marcado por desafios sociais e espirituais, o sacerdote lembra que Maria é modelo de fé, esperança e reconciliação. “Ela é consolo para os desesperançados, refúgio para os aflitos e sinal de paz em meio às divisões. Onde está Maria, está também o caminho de volta ao coração de Deus e ao próximo”, finaliza o padre.

Foto: Assessoria/Divulgação

Programação
A programação religiosa terá início na sexta-feira (20) com a Oração das Vésperas às 18h15, seguida pela missa às 19h, celebrada por Dom João Batista de Oliveira, Bispo de Corumbá.

No sábado, dia 21, a festa segue com a oração das Vésperas às 18h15 e missa às 19h, presidida por Dom Otair Nicoletti, Bispo de Coxim. No domingo (22), as atividades começam cedo, com a Oração das Laudes às 6h15 e missa às 7h, que marcará a peregrinação dos ciclistas, celebrada pelo padre Alex Silva Messias, reitor do Santuário de São Judas Tadeu. Logo depois, às 8h, haverá a procissão ciclística, seguida pela missa das crianças às 10h. À tarde, às 16h, será realizada a missa dos motociclistas e, em seguida, a procissão motociclística às 17h. Às 18h, Dom Henrique Aparecido de Lima, Bispo de Dourados, presidirá a missa, e às 20h será celebrada a missa dedicada aos educadores e profissionais da saúde.

Na segunda-feira (23), a oração das Vésperas ocorrerá às 18h15, seguida pela missa às 19h, presidida pelo padre André Márcio Nogueira, secretário executivo da CNBB Regional Oeste 1. Na terça-feira, dia 24, a programação religiosa seguirá com a oração das Vésperas às 18h15 e missa às 19h, celebrada pelo padre Wagner Divino de Souza, cura da Catedral Metropolitana. Já na quarta-feira (25), a Oração das Laudes será às 5h15, seguida por missas às 6h, 12h e 21h, com novena ao longo do dia, das 6h às 23h. Na quinta-feira, 26, as missas acontecerão às 9h e 15h, com a Oração das Vésperas às 18h15 e missa às 19h, presidida pelo padre Marcelo Tenório de Almeida, reitor do Santuário de Adoração Perpétua.

O ponto alto da festa será na sexta-feira, 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Oração das Laudes será às 5h15, seguida por missas às 6h, 9h, 12h e 15h. Às 18h ocorrerá a Oração das Vésperas e, às 18h30, haverá a procissão e missa solene presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.

No sábado, 28 de junho, a programação religiosa terá a Oração das Vésperas às 18h15 e missa às 19h, celebrada pelo padre Roberto dos Santos Gomes, reitor do Santuário de Santo Antônio de Pádua em Terenos. No domingo, dia 29, as atividades começam às 6h15 com a Oração das Laudes, seguida pela missa às 7h em homenagem à peregrinação dos motoristas, presidida pelo padre Paulo Sérgio Vital da Cruz. Às 8h acontecerá uma carreata, seguida pela missa das crianças às 10h. Às 16h será celebrada a missa das Forças Armadas e de Segurança Pública, e às 18h, a missa de encerramento da festa, com a peregrinação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, presidida pelo padre Reginaldo Nascimento Padilha, reitor do Santuário Estadual.

Seguindo também uma programação religiosa, a festa oferece atividades sociais com atrações musicais diárias, sempre das 18h às 22h30, na praça de alimentação do evento. Na sexta-feira, 20 de junho, sobem ao palco Ricardo Siqueira e Zé Carlinho com o Grupo Baile Bom. No sábado, 21, se apresentam Régis Azevedo, Banda GE e Sander Ferrari. No domingo, 22, os shows ficam por conta de Ruan Benitez e Victor Souza.

Na segunda-feira, 23, o público poderá conferir as apresentações do Grupo Comitiva Baileira, Heleno e Hedmar, e Sidney Francis. Na terça-feira, 24, sobem ao palco Gabriel G2 e Banda, além do Grupo Rancho Grande. Na quarta, 25, os destaques são Olavo Netto, Isadora e Heloísa, e Carlinhos Campeiro com o Grupo Herdeiros do Chamamé.

Na quinta-feira (26), a programação musical contará com o Laço de Ouro e o Grupo Zíngaro. Na sexta-feira, 27, Daran Júnior e o Grupo Vozeirão animam a festa. No sábado, 28, o público poderá aproveitar os shows de Breno Figueiredo, Rúbia de Angelis e o Grupo Pé de Cedro. Por fim, no domingo, 29, encerrando a programação, se apresentam. Os Cumpadi de Campo Grande, Lennon Macedo e a dupla Augusto e Leandro. O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Av. Afonso Pena, 377, bairro Amambai.

 

Por Amanda Ferreira

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

MS se destaca como rota de novas produções audiovisuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *