Quem tomou Astrazeneca e Coronavac pode receber a 2ª dose da Pfizer

efeepa-vacina-pfizer-biontech-1500-08022021153750824

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) autorizou nesta terça-feira (14) os municípios a aplicarem a segunda dose da vacina contra COVID-19 da Pfizer em quem tomou a primeira dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac em Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Ministério da Saúde atrasou o envio dos lotes de Astrazeneca, devido a falta de IFMA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“Para não atrasar o calendário vacinal, autorizamos os municípios aplicarem a D2 da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e precisam completar o esquema vacinal”, disse.

Veja quem pode se vacinar hoje

Intercambialidade

A intercambialidade entre as vacinas foi liberada pelo Ministério da Saúde, quando não for possível aplicar a segunda dose com o imunizante do mesmo fabricante. A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente definido, respeitando o intervalo adotado para o imunizante utilizado na primeira dose. Acesse também: Inep divulga datas do Enem para alunos que faltaram às provas

Ajude o meio ambiente e o combate a incêndios florestais clicando no primeiro banner do site O Estado Online

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *