Para aumentar a cobertura vacinal, ‘Dia D’ contra Sarampo e Influenza acontece amanhã nos 79 municípios do Estado

Vacinação
Divulgação/PMCG

O ‘Dia D’ da vacinação contra o Sarampo e Influenza está marcado para amanhã (30) em todos o Brasil, com isso os 79 municípios do Estado aderem a campanha em busca de imunizar o maior número de pessoas dentro dos grupos prioritários.

Seguindo a campanha nacional na ação, serão vacinadas as pessoas que fazem parte da primeira e segunda fase da campanha, como idosos, crianças, profissionais da saúde, entre outros.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

A previsão é que amanhã sejam vacinadas contra o sarampo crianças de seis meses a cinco anos e trabalhadores da saúde, que não possuem registro ou não se lembram de terem sido imunizados com a tríplice viral. Estes dois grupos também estão entre os que podem receber a vacina contra a gripe, assim como idosos, gestantes e mulheres que tiveram bebê há até 45 dias.

Segundo a secretaria, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 95% das crianças.

Já a vacina contra a influenza poderá ser aplicada no público alvo da primeira fase e segunda fase da campanha. Integram essas etapas os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de seis meses a cinco anos de idade; professores; puérperas; gestantes; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; forças de segurança, salvamento e forças armadas; trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros; população privada de liberdade e adolescentes em medidas sócio educativo e funcionários do sistema prisional.

Ainda conforme a SES, a população estimada apta a se vacinar contra a Influenza no MS é de 1.048.221. A meta é de vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários.

A secretaria informou ainda que não tem problema a vacina da gripe coincidir com a vacina contra o sarampo ou com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

O estado disse que, após o Dia D, as campanhas contra sarampo e influenza seguem até o dia 3 de junho em todos os postos de saúde de Mato Grosso do Sul.

Veja mais na reportagem ao vivo da repórter Vivian Bacarji, para O Estado Online:

Campo Grande

Para atender as duas campanhas de vacinação, a Capital vai abrir ao todo 17 locais de imunização, tanto em unidades de saúde como no polo de vacinação e pontos volantes, que estarão em dois shoppings da cidade.

Shopping Campo Grande – das 10h às 18h
Avenida Afonso Pena, 4909 – Santa Fé
Shopping Norte Sul Plaza – das 10 às 18h
Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 – Jardim Joquey Club
Seleta – das 7h30 às 17h
Unidades de Saúde – das 7h30 às 17h

Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia

Segredo

USF São Francisco
UBS Coronel Antonino

Lagoa

UBS Coophavilla
C.F Portal Caiobá

Imbirussu

USF Silvia Regina
UBS Albino Coimbra

Anhanduizinho

USF Los Angeles
UBS Dona Neta
UBS Aero Rancho

Bandeira

USF Moreninha
UBS Universitário
UBS Carlota

Corumbá

Com baixa procura da vacinação contra o Sarampo, o município de Corumbá vai abrir amanhã 13 pontos das 7h30 às 17h, para imunização da população.

Confira os pontos de vacinação, abertos das 7h30 às 17h: 

  • Centro de Saúde da Ladeira
  • Rosimeire Ajala
  • Gastão de Oliveira
  • Walter Victório
  • Breno de Medeiros
  • Ranulfo Vasconcelos
  • Lúcia Maria
  • Luiz Fragelli
  • Padre Ernesto Sassida
  • Bonifácio Tiaen
  • Humberto Pereira
  • Popular Velha
  • Jardim dos Estados
  • Pedro Paulo 2

Três Lagoas

O Dia “D” de vacinação será das 8h às 16h em todas as unidades de saúde de rede pública municipal e na Central de Imunização que fica na Circular da Lagoa Maior no prédio da Biblioteca Municipal.

Ponta Porã

Em Ponta Porã o ‘Dia D’ será realizado das 7h30 às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *