Previstas para chegar no domingo (5) em Mato Grosso do Sul, as vacinas da Janssen não foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Sem o imunizantes, a previsão de realizar um “Dia D” neste sábado (11) de vacinação contra COVID-19 no Estado pode ir por água baixo.
Conforme o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, em reunião feita com o Ministério da Saúde no dia 24 de novembro, ficou acordado que as vacinas seriam enviadas logo no início de dezembro, mais precisamente dia 5, mas não aconteceu.
“A data de envio foi ontem, mas as mesmas não vieram e nós da SES (Secretaria de Estado de Saúde) já estamos cobrando. Nossa equipe já está fazendo contato para saber o motivo de não ter vindo ainda e que dia e que horas e qual quantitativo que virá”, comentou o secretário.
Segundo ele, devem ser enviadas 267.261 mil doses para imunizar a população sul-mato-grossense, sendo 45.549 para Campo Grande. “Assim que chegar [vacinas] vamos agilizar para a realização do Dia D que estava marcado para ser no sábado (11). Estamos tentando contato com a secretária extraordinária de enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, mas por enquanto estamos aguardando, porém cobrando”, disse o secretário.
No dia 16 de novembro o Ministério da Saúde anunciou a importância da segunda dose e orientou a todos que tomaram a vacina da Janssen, que voltem em um intervalo mínimo de dois meses e tomem a segunda dose.
Após anunciar a recomendação, o ministério disse ainda que não havia previsão de distribuição da dose de reforço para os estados, pois todos os lotes que chegam do exterior precisam passar por fases de validação até que sejam liberadas.
“Elas [as doses] passam por monitoramento de temperatura e após validação passam pelo controle de qualidade e assim são liberadas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Depois desse processo, o Ministério da Saúde se reúne com os líderes da saúde de todos os estados, para discutir a necessidade de cada local assim fazendo a logística de distribuição necessária para cada região”, informou o Ministério da Saúde.
Em contato com o Ministério, a reportagem recebeu a informação de que o imunizante deve ser distribuído nos próximos dias, sem uma data específica.
“O Ministério da Saúde informa que, nos próximos dias, serão enviadas aos estados doses da vacina Janssen. As quantidades a serem entregues para cada localidade ainda estão sendo definidas”, diz a nota.
(Matéria atualizada às 12h08 acréscimo de informações)
Leia também: SES cobra mais de 200 mil doses da Janssen para fazer “Dia D” na próxima semana