Após momentos de tensão em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, três secretários do Governo de Mato Grosso do Sul que estavam em missão oficial no país do Oriente Médio embarcaram de volta ao Brasil nessa quinta-feira (19), aliviados com o desfecho seguro da viagem.
“Agora posso dizer que a segurança é total. Definitivamente, fim do pesadelo, graças a Deus”, disse o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo José Senna, em vídeo publicado ainda durante a conexão na Jordânia. Ele é um dos três representantes sul-mato-grossenses que compõem a segunda leva de brasileiros repatriados, totalizando 13 pessoas que retornam em voo comercial, já que o espaço aéreo israelense permanece fechado. Clique na imagem abaixo e assista o vídeo completo!
Além de Senna, também retornam à Capital a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, e o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas. Mais cedo, Christinne também compartilhou mensagem de alívio: “Voltando hoje. Conto com suas orações para dar tudo certo. Quando chegar, quero encontrar minha família e colocar os sentimentos em dia.”
Missão oficial interrompida pela guerra
O grupo cumpria agenda oficial até o dia 14 de junho, organizada pelo Consórcio Brasil Central, a convite do governo israelense, com apoio da Embaixada de Israel no Brasil. Durante a missão, os secretários participaram de reuniões com autoridades locais, incluindo o presidente de Israel, Isaac Herzog, e realizaram visitas técnicas nas áreas de segurança pública, saúde, tecnologia, agricultura e desenvolvimento social.
No entanto, a programação foi interrompida devido ao agravamento do conflito regional. A retirada dos brasileiros foi intermediada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que atuou para garantir a segurança do grupo.
Além dos três representantes de Mato Grosso do Sul, outras dez autoridades brasileiras estavam no voo de retorno, entre elas:
– Marcos José Rocha dos Santos – Governador de Rondônia
– Ana Paula Soares Marra – Secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
– Thiago Frederico de Souza Costa – Secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública do DF
– Rafael Borges Bueno – Secretário de Agricultura do DF
– Pedro Leonardo de Paula Rezende – Secretário de Agricultura de Goiás
– Augusto Leonel de Souza Marques – Secretário de Integração de Rondônia
– Valdemir Carlos de Góes – Chefe da Casa Militar de Rondônia
– Maricleide Lima da Fonseca – Chefe de Agenda do Governador de Rondônia
– Rute Carvalho Silva Pedrosa – Chefe de Gabinete do Governador de Rondônia
– Renan Fernandes Barreto – Chefe de Mídias do Governador de Rondônia
Ao todo, 25 brasileiros em missão oficial ficaram temporariamente retidos na região. O grupo se dividiu em duas partes, com 12 já tendo retornado e 13 embarcando nesta nova etapa, encerrando, com segurança, um dos episódios mais tensos enfrentados por autoridades brasileiras em missão internacional nos últimos anos.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Mísseis iranianos atingem hospital em Israel e deixam 40 feridos em meio a escalada militar