O Ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, veio a Campo Grande na tarde desta quarta-feira (13), antes do início do Conasems (Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), no Shopping Bosque dos Ipês, na Capital. O Chefe da pasta não falou com a imprensa, pois foi aconselhado pela assessoria devido o ano eleitoral.
O encontro que acontece de 12 e 15 de julho deve reunir mais de 5 mil pessoas, entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) de todos os estados do País. O tema escolhido para o evento que chega este ano a sua 36ª edição foi “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS”.
A programação conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
O evento contará com a tradicional “Feira SUS” com estandes dos COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS), de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. Neste ano estão previstos 67 estandes.
Nesta edição, o Conasems irá montar um “super-estande”, com café colaborativo, estúdio-aquário e um espaço coworking. O estande vai contar com uma série de lançamentos e pequenas atividades ao decorrer do evento, a outra super-estrutura será o Auditório Master, com capacidade para cerca de três mil pessoas, que será tematizado com elementos do Projeto ImunizaSUS.
No evento, o Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Flávio Brito, não economizou na hora de destacar a importância do evento para Campo Grande e o Estado. “Na verdade, esse é o maior evento da saúde da América Latina, é muito importante para Campo Grande em todos os aspectos. Primeiro que discutiremos a saúde, o SUS, como atender melhor os nossos clientes, como vamos fazê-lo conjuntamente e aumentando sempre o diálogo.”
“Além da importância de discutir o SUS, nós temos 384novas situações expostas nesses dias, cinco em MS. A COVID19 deixou claro que somente a união pode dar certo e o SUS foi exemplo para o mundo todo durante este período,” elogiou o chefe de secretária estadual.
17ª edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS”.
Durante o Congresso, nos dias 12 e 13 de julho, acontecerá a 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” na Faculdade Uniderp, em Campo Grande-MS. A Mostra contará com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.
A seleção dos trabalhos a serem apresentados na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” será realizada pelos Cosems e, no caso do Distrito Federal (DF), pela Secretaria de Saúde, em conformidade com os respectivos regulamentos.
Com informações do repórter Willian Leite