Em anuncio, o Banco da Inglaterra revelou possíveis mudanças nas cédulas da libra esterlina e nos selos com o rosto da rainha Elizabeth 2ª, que faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos.
“Como o primeiro monarca a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra, os retratos icônicos da rainha são sinônimos de alguns dos trabalhos mais importantes que fazemos”, afirma o banco central inglês, em nota. “As notas atuais com a imagem de Sua Majestade a Rainha continuarão a ter curso legal”, complementa sobre a teoria que elas poderiam sair de circulação.
O novo anúncio sobre as notas será feito após o período de luto. Há cerca de 4,5 bilhões de cédulas em circulação com o rosto da rainha, somando 80 bilhões de libras (cerca de R$ 480,51 bilhões), segundo o órgão.
A previsão é que as cédulas com o rosto da rainha sejam substituídas pelo do seu filho mais velho, o agora rei Charles 3º. A mudança deve levar pelo menos dois anos para ser completa.
Sobre as cédulas
A primeira nota de 1 libra com a imagem da Elizabeth 2ª, foi emitida em 1960, pelo Banco da Inglaterra, oito anos após ela assumir o trono. Desde então os cédulas contam com o rosto da antiga monarca. Seu rosto também aparece no dinheiro do Canadá e da Nova Zelândia
Em cada Jubileu da rainha, o Banco da Inglaterra lançava moedas comemorativas. Elizabeth 2ª foi a primeira monarca britânica a celebrar seis vezes a data. O último, de Platina, marcou seus 70 anos no trono.
Com informações da Folhapress.
Veja mais sobre o falecimento de Elizabeth 2ª: O fim de uma era: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.