Gaúcho prevê volta em nova data e possível final no Dia dos pais

Estadual deseja retorno das partidas em 19 de julho

Representantes do governo do Rio Grande do Sul e da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) se reuniram na segunda-feira (8) para debater novamente o plano de retomada das competições estaduais. Segundo apurou a reportagem da Folha de S. Paulo, a previsão após o encontro é de volta do Campeonato Gaúcho em 19 de julho, com duração de 22 dias e, consequentemente, eventual final entre campeões dos turnos em 9 de agosto, quando é celebrado o Dia dos Pais.

Todas as partidas serão disputadas com portões fechados, conforme planejado anteriormente. O Caxias venceu o primeiro turno e aguarda o ganhador do returno para disputar a final. Caso a equipe de Caxias do Sul fique com a taça da atual fase, é declarada campeã antecipada do Gauchão de 2020.

A reunião também tratou de protocolos para a rotina dos clubes e reiterou a testagem em massa de atletas e comissões técnicas. Ainda está em aberto local de disputa dos jogos –existe a chance de as partidas serem realizadas todas em Porto Alegre e Caxias do Sul. O encontro reuniu Luciano Hocsman, presidente da FGF, e Francisco Vargas, novo secretário de Esporte e Turismo do Rio Grande do Sul.

A reunião atualizou a previsão de volta do futebol gaúcho. Antes, a data proposta era 15 de julho e agora passou a ser domingo 19 –de uma quarta-feira para um domingo. A alteração foi acertada para facilitar logística e regime de concentração com quarentena de jogadores e funcionários dos clubes para as rodadas finais da fase de classificação do returno.

O campeonato voltará com rodada cheia de clássicos, inclusive o Gre-Nal no estádio Beira-Rio.
O plano estadual prevê que, na reta final do segundo turno, os clubes deverão ficar concentrados ininterruptamente para reforçar prevenção ao novo coronavírus.

Elenco gremista finaliza mais uma sessão de treinos físicos

O grupo tricolor concluiu na manhã de ontem (9) mais uma sessão de treinamentos físicos no CT Luiz Carvalho. A sexta semana de preparação avança com as últimas atividades aeróbicas e de força, enquanto o clube aguarda orientações das autoridades de saúde para retomar os trabalhos com bola. A próxima fase será de trabalhos anaeróbios e de potência.

Os jogadores fizeram treinamentos físicos e técnicos. A parte técnica focou em trabalhos de velocidade, enquanto na técnica a comissão orientou atividades focadas nos fundamentos. À frente da preparação física, auxiliado pelos profissionais Mário Pereira e Gabriel Alves, Márcio Meira faz uma avaliação das seis semanas de treinamentos e dos resultados alcançados pelos jogadores.

“Eu acredito que foi, em termos de números, um bom período para pré-temporada. Serão aproximadamente 35, 40 dias, que eu acredito que seja o tempo ideal para um time se preparar para uma longa temporada. O único diferencial é que foi praticamente parte física, a bola entrou como um fator lúdico, para fantasiar o treinamento… Ainda não entramos no trabalho de técnica e tática, que esperamos que possam acontecer nas próximas semanas”. Já nos próximos dias, o elenco dará início a um segundo momento dos treinamentos, conforme explica Márcio.

“O grupo atingiu a parte aeróbia e de força, que foi a base, a preparação para entrarmos na fase final dos treinamentos, que serão os treinos de aumento de potência e a fase intervalada anaeróbia”. O preparador gremista também expressou otimismo na condição física dos atletas para o reinício da temporada e a consequente maratona de jogos. “Espero um bom rendimento, uma boa segurança em termos de lesão e participação nos jogos que virão em sequência”, finaliza.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *