Inscrições para o Encceja 2025 no exterior terminam na próxima sexta, dia 27

Foto: Reprodução/SBT News
Foto: Reprodução/SBT News

Brasileiros que vivem fora do país, têm até às 23h59 (horário de Brasília) para garantir participação no exame que certifica ensino fundamental e médio

Brasileiros que moram no exterior e querem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio têm até a próxima sexta-feira, dia 27 de junho, para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O prazo vale até 23h59 (horário de Brasília) e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema do Encceja Exterior.

O exame é gratuito e voltado para quem não concluiu os estudos na idade regular. É necessário ter pelo menos 15 anos completos para buscar a certificação do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, na data da aplicação da prova. Na hora da inscrição, o candidato deve escolher as áreas de conhecimento que deseja realizar.

O mesmo prazo vale para quem precisa de atendimento especializado ou quer ser identificado pelo nome social — direito garantido a participantes travestis, transexuais e transgêneros.

O Encceja Exterior 2025 será aplicado no dia 28 de setembro em dois turnos, com quatro horas de prova no período da manhã e cinco horas à tarde. Já para pessoas privadas de liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL), a aplicação ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro, nas unidades prisionais em Nagoia e Tóquio (Japão) e em Madri (Espanha), sempre sob responsabilidade dos consulados.

As provas serão realizadas nas cidades de Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação, tanto para ensino fundamental quanto médio. Para o ensino fundamental, as áreas cobradas são ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história e geografia. Já no ensino médio, os participantes são avaliados em química, física, biologia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia, sociologia e redação.

O resultado não será divulgado publicamente. As informações ficarão disponíveis no sistema do Inep e serão encaminhadas ao Instituto Federal Fluminense e ao Colégio Pedro II, instituições responsáveis pela emissão dos certificados.

*Com informações da Agência Brasil

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *