Iniciativa do Procon e Tribunal de Justiça de MS busca formar consumidores mais conscientes desde o Ensino Médio
Alunos do ensino médio técnico da Escola Estadual Aracy Eudociak, em Campo Grande, começaram a participar nesta semana de um projeto piloto que busca introduzir a educação financeira como ferramenta de prevenção ao superendividamento. A iniciativa é conduzida pelo Procon-MS e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola do Consumidor e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
A ação é voltada a estudantes do 1º e 2º ano do ensino integral técnico em comércio e serviços jurídicos e terá oficinas mensais com atividades práticas, vídeos, dinâmicas gamificadas e rodas de conversa. O foco está em estimular o planejamento financeiro, o consumo consciente e a reflexão sobre necessidades reais, desejos e metas pessoais de consumo.
Durante o lançamento, realizado na terça-feira (27), os servidores do Procon apresentaram conceitos básicos de educação financeira, convidando os alunos a refletirem sobre como lidam com o dinheiro. A proposta é trabalhar temas como armadilhas do consumo, crédito consciente, poupança, liberdade financeira e os impactos do superendividamento.
O projeto inclui a participação de representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), do TJMS e do Nupemec, com apoio ao desenvolvimento dos conteúdos e abordagens.
A diretora da Escola do Consumidor, Patrícia Theodorico Corrêa, destaca que a ação pretende formar agentes multiplicadores: “Buscamos com essa ação desenvolver nas escolas os agentes de transformação em suas famílias, possibilitando assim prevenir os casos de superendividamento”.
A diretora da escola, Gisele Maria Bacanelli, afirma que a iniciativa complementa o projeto pedagógico da unidade, que já estimula o empreendedorismo entre os jovens. Para ela, a educação financeira vem como um reforço à formação pessoal e profissional dos estudantes.
O secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, ressaltou que a atuação conjunta amplia o alcance das ações e fortalece os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor. Já o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, lembrou que a Justiça estadual está atenta à realidade econômica de muitas famílias e tem priorizado a prevenção ao superendividamento, em alinhamento com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao todo, 60 alunos devem participar do projeto ao longo do ano.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram