Alunos visitam jornal O Estado e conhecem na prática passo a passo da produção jornalística

Foto: Alunos do colégio
Marista Alexander
Fleming, durante visita
ao jornal O Estado/Nilson Figueiredo
Foto: Alunos do colégio Marista Alexander Fleming, durante visita ao jornal O Estado/Nilson Figueiredo

Passeio reuniu 23 estudantes do 4º ano, do colégio Marista Alexander Fleming, em projeto escolar

Alunos do 4º ano do colégio Marista Alexander Fleming conheceram de perto como é o dia a dia de uma redação jornalística. O jornal O Estado recebeu os estudantes na tarde dessa segunda-feira (18), acompanhado dos professores. Cerca de 22 alunos tiraram suas dúvidas sobre a captação de notícias até o momento em que ela chega pronta para leitor. 

A professora Janaina Samaia, de 39 anos, acompanhou toda a visita. O grupo Pedágio da Escola montou um projeto para todas as turmas. O quarto ano ficou responsável por produzir um jornal com o tema “Partilhando Vivências”. 

“O tema ‘Projeto Intervenção Social’ surgiu, ao ser apresentado o conteúdo do componente curricular: história, com o título ‘Os meios de comunicação’. Os alunos se interessaram sobre o assunto, e ficou decidido investir no tema. Durante as aulas de história, houve diversos questionamentos sobre o surgimento da escrita, como eram produzidos os panfletos, os jornais etc. Partindo desse questionamento, os alunos resolveram (em comum acordo) criar o seu próprio jornal, utilizando a tecnologia da Microsoft, o Sway”, disse a professora.

Curiosos, a turna de 22 alunos pecorreram todas as áreas do jornal, conheceram o jornal on-line, impresso, programa de TV e por fim a parte da confecção e finalização do jornal impresso que está todos os dias nas padarias, mercados e bancas da cidade.

Foto: Nilson Figueiredo

O aluno Antônio Candido, de nove anos, revelou que sempre teve o desejo de conhecer uma redação. “Assisto e leio jornal todos os dias, e sempre ficava perguntando como vocês (jornalistas) sabiam de tudo que acontecia no mundo. É muito legal todo o processo”, revelou.

Foto: Nilson Figueiredo

Geovanna Rodrigues, também de nove anos, tinha vontade de saber como eram produzidas as matérias jornalísticas . “É minha primeira vez dentro de uma redação. Pela manhã, tenho o costume de ler jornais e agora sei como é feito todo processo, até chegarem as notícias nas nossas casas”, conluiu.

Depois de conhecer a rotina de um jornal, os alunos voltaram para a escola, o grupo agora vai produzir um jornal escolar com as notícias da instituição, todas escritas e elaboradas por eles com a supervisão da professora.

Por Thays Schneider – Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira mais notícias na edição impressa do jornal O Estado de MS.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *