Sul-mato-grossense conquista melhor resultado do Brasil em oito anos

Nadador Luiz Felipe
Loureiro disputa o
Mundial de esportes
Aquáticos em Singapura - Foto: Divulgação
Nadador Luiz Felipe Loureiro disputa o Mundial de esportes Aquáticos em Singapura - Foto: Divulgação

Luiz Felipe Loureiro completou maratona aquática de 10 km na 20ª colocação

 

O nadador Luiz Felipe Loureiro fez sua estreia em Mundiais no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, com o melhor resultado de um brasileiro nas águas abertas em oito anos. Atleta do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, o campo-grandense completou a maratona aquática de 10 km na 20ª colocação, com o tempo de 2h03min34s20. A prova aconteceu na terça-feira (16), e Luiz Felipe manteve-se entre os 20 primeiros colocados do início ao fim.

O desempenho superou os resultados recentes do país na modalidade. Desde o Mundial de Budapeste, em 2017, quando Fernando Pontes terminou em 19º lugar, o Brasil não alcançava uma colocação tão expressiva. Luiz também foi o segundo melhor sul-americano da disputa, atrás apenas do equatoriano Esteban Enderica, 15º colocado.

O também brasileiro Matheus Melecchi ficou em 28º lugar. O título ficou com o alemão Florian Wellbrock, campeão olímpico em Tóquio 2020, que venceu com o tempo de 1h59min55s50.

No feminino, Ana Marcela Cunha, maior campeã brasileira em águas abertas e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria, terminou os 10 km na sexta posição, com 2h09min21s90. Já Viviane Jungblut, finalizou a prova em 17º lugar. A australiana Moesha Johnson, prata nas Olimpíadas de Paris 2024, conquistou o ouro.

Programado para disputar quatro provas no Mundial, Luiz Felipe não participou dos 5 km, realizados na quinta-feira (17). A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica após o atleta apresentar sinais de desidratação. Em nota divulgada nas redes sociais, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) confirmou o quadro leve e informou que o nadador passou por atendimento médico da delegação.

Na mesma prova, Matheus Melecchi terminou em 12º lugar, e alcançou a melhor colocação do Brasil na distância desde 2017. No feminino, Ana Marcela ficou em oitavo, e Viviane, em 21º.

Na sexta-feira (18), Luiz Felipe voltou à água na prova sprint de 3 km, também chamada de “knockout”. Terminou em 15º e não avançou à fase seguinte. “Hoje não deu. Uma prova desse nível não se pode errar. Qualquer erro custa a classificação. Mas cabeça erguida para a prova do revezamento. Pra cima, Brasil!”, escreveu o atleta em suas redes sociais. Melecchi encerrou a prova em 13º e o alemão Wellbrock venceu novamente e somou o terceiro ouro na competição. No feminino, Ana Marcela ficou em 15º e Viviane em 12º. Nenhuma das duas avançou à final.

Luiz Felipe ainda disputaria, no sábado (19) às 20h, a prova do revezamento misto 4×1500 metros, última da programação das águas abertas, encerrando para encerrar sua participação no Mundial.

Por Mellissa Ramos

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *