Eleições 2022: Ilmo Candido, candidato a vice-governador pelo Psol e Rede

Foto: Valentin Manieri/O Estado MS
Foto: Valentin Manieri/O Estado MS

O candidato a vice-governador de Mato Grosso do Sul pela federação PSOL Partido Socialismo e Liberdade e REDE (Rede Sustentabilidade), Ilmo Candido de Oliveira participou nesta quarta-feira (17), da série de entrevistas com os vices ao governo estadual com o objeto de levar mais conhecimento aos eleitores.

Durante gravação no O Estado Play, o candidato a vice de Adonis Marcos (Psol/Rede) falou como é defender um partido de esquerda em um estado bastante tradicionalista, segundo ele. “Sempre analisei o contraditório. Aquilo que não está bom, sabendo o que deve ser melhorado. E só na oposição conseguimos isso. Nunca gostei do óbvio, sempre procuro o acaso.”

“Acho que o Estado tem muito a melhorar, Mato Grosso do Sul é um estado rico e com o agronegócio muito forte, mas também é exatamente tradicionalista. A esquerda aqui em MS ainda está no começo, mas estamos semeando os primeiros passos. A esquerda já teve seu papel representativo com o governo do Zeca do PT, que acredito que foi um bom governo que deixou marcas até hoje”, diz Ilmo.

Candido afirmou que o Psol/Rede se apresenta com um diferencial na proposta de candidatura. “A Rede e o Psol se uniram e nos identificamos com algumas pautas. Eu concordei em ser vice quando vi Adonis levava a bandeira de educação.

Foto: Valentin Manieri

“Hoje grande parte da sociedade se arrepia ao falar da política, mas tudo envolve política. A política hoje precisa de mudança, porque não existe esse absolutismo falso entre a esquerda e a direita”, desabafou o candidato durante a entrevista.

“Nossa linha não tem caminhões de dinheiro para derramar na política e nem é esse o nosso propósito, tentaremos fazer uma política por meio dos ideais e com o nosso programa de governo”, completa.

Plano de Governo

Com 11 páginas, o documento lista a desmilitarização das polícias e formação ideológica continuada da corporação. Ainda na área, prevê segurança cidadã para o campo e para a cidade.

Na área do desenvolvimento econômico e geração de emprego, o documento aponta que a proposta do candidato é incorporar políticas públicas que aprofundem as práticas de economia solidária e cooperativismo, em contraponto ao que chamou de lógica agroextrativista.

Com propostas de sustentabilidade junto ao agronegócio. somos a favor da produção, mas com responsabilidade no futuro. Porque o recurso acaba, principalmente os recursos naturais. Projeta ainda incorporar políticas públicas de geração de empregos para a juventude, referenciada nos princípios da economia solidária.

Prevê também criar linhas de crédito e incentivo para a agricultura familiar e agricultura urbana visando a ampliação da produção e oferta de produtos alimentícios agroecológicos e orgânicos para a população.

Saúde e Educação

Na saúde, o plano de Adonis Marcos é defender uma nova concepção de saúde pública, valorizando principalmente as suas dimensões curativas e preventivas, voltada às comunidades e ainda a ampliação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já para a educação, a proposta do candidato da Federação Rede PSOL é atuar contra o que chamou de precarização da área por meio da ampliação de investimentos, da valorização profissional e da defesa de uma educação pública e gratuita, laica, crítica e voltada para as necessidades do povo.

Para a área de habitação popular, o documento cita a implementação de políticas públicas que visam garantir moradia digna para todas as famílias, urbanização de bairros precários, ocupações e favelas assegurando o acesso equânime à cidade e impedindo despejos destes territórios.

Na área ambiental, o projeto do candidato prevê a construção de uma relação de envolvimento com o meio ambiente, principalmente pela preservação do Cerrado e do Pantanal e por modelos que contraponham ao que chamou de lógica agroextrativista. Determina ainda a elaboração de uma política de redução da utilização de agrotóxicos em Mato Grosso do Sul.

No texto registrado no TRE-MS, Adonis Marcos prevê revogar a Reforma da Previdência do estado (alterada por dois grandes projetos em 2017 e 2019). O candidato se compromete no documento a ainda lutar pela demarcação integral das terras indígenas e contra a tese do Marco temporal assim como impedir a atuação dos órgãos do governo estadual que visem a repressão aos povos indígenas.

Também prometeu efetivar a reforma agrária voltada aos pequenos agricultores, à propriedade comunal da terra e intensificação da agroecologia.

Série de entrevistas

O portal O Estado MS sempre levando a informação com credibilidade aos seus leitores, realiza uma série de entrevistas com objetivo de apresentar os candidatos que concorrerão ao pleito deste ano,  apresentando os nomes que participarão desta corrida até seus eleitores e suas propostas. Tania Garib (MDB) e Viviane Orro (PSD) foram as primeiras entrevistas.

1 thought on “Eleições 2022: Ilmo Candido, candidato a vice-governador pelo Psol e Rede”

  1. Ele é merecedor, homem de caráter , torço muito por suas vitórias, mesmo distante estarei passando energias positivas, meu amigo Ilmo Cândido 👏👏👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *