A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul nos últimos dias deve permanecer no estado durante o fim de semana, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O instituto emitiu alerta de onda de calor para todo Estado, para temperaturas 5 °C acima da média por um período de três até cinco dias. Este alerta foi emitido na quinta-feira (14) e tem validade até este sábado (16), às 18h, mas pode ser prolongado.
Devido à atuação de uma massa de ar quente e seca, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas podem chegar até 40 °C, com valores que sobem rapidamente ao longo do dia.
Aliado ao calorão, a atuação do fenômeno também contribui para a ocorrência de baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 15% e 35%. De acordo com o órgão, as principais áreas afetadas pela onda de calor são as regiões Sul, Sudoeste, Sudeste e Leste do estado.
Gangorra
Entretanto, o órgão também emitiu aviso de perigo potencial para tempestades, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo, para todos os municípios do Estado, a partir das 10h de hoje até às 11h de domingo (17).
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.