Consumidor pode sentir impacto de preços pelo conflito no Oriente Médio

Irã lança mísseis contra Israel horas após suposto cessar-fogo anunciado por Trump - Foto: reprodução/AP Photo
Irã lança mísseis contra Israel horas após suposto cessar-fogo anunciado por Trump - Foto: reprodução/AP Photo

O conflito no Oriente Médio entre Irã x Israel/EUA tem se intensificado nas últimas semanas, através de uma escalada constante de tensões militares, diplomáticas e ataques indiretos entre os países. Com isso, o mercado global poderá sentir um aumento nos preços de diversos produtos, principalmente daqueles que dependem do petróleo como matéria-prima.

Para investidores do mercado global, a tensão entre os países pode diminuir após o ataque do Irã a bases militares americanas no Catar e no Iraque, nessa segunda-feira (23), o que pode ter equilibrado o conflito. O ataque foi uma resposta do Irã após os EUA terem bombardeado instalações nucleares iranianas no último sábado (21).

Impacto no MS

Segundo o doutor em Economia, Michel Constantino, como o preço do petróleo é universal e definido pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), se houver um aumento, o preço será repassado para o mercado local. “O aumento do petróleo é universal, o preço do barril é definido pela OPEP, assim, eles aumentando o valor, automaticamente a Petrobras vai reajustar em algum momento”, afirma o economista.

No caso de um reajuste nos preços do petróleo, Constantino diz que pode haver um aumento nos custos de produção. “O aumento dos combustíveis impacta diretamente no frete e nos custos de produção. Assim, temos maiores preços, ou seja, aumento da inflação, principalmente alimentos”, explica.

Outro setor do Estado que deve sentir os impactos do conflito será a agricultura, com possíveis aumentos no valor dos fertilizantes, pois 20% dos insumos para a produção de fertilizantes são provenientes do Irã. (Mais informações na página B4)

 

Por Gustavo Nascimento

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Israel acusa Irã de violar cessar-fogo e promete resposta com força

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *