Centenas de colchões infectados pelo surto de sarna e furúnculos foram retirados das celas da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), na manhã desta terça-feira (9). Segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município, em torno de 500 presos estão infectados, porém, o número seria superior e chega a 700 pessoas, todas ocupando celas lineares.
Segundo Dourados News, no início desta semana uma equipe da Comissão de Direitos Humanos visitou o local para se aprofundar sobre o assunto. “A situação é alarmante e demanda ação imediata”, disse o advogado Jefferson Faria, que faz parte da Comissão.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a direção da PED e os órgãos competentes para garantir que medidas efetivas sejam tomadas para conter essa situação de risco à saúde dos presos”, completou.
A maioria dos internos estão com feridas nas mãos e pelo corpo, todas ocasionadas pelas sarnas ou furúnculos. Além da retirada dos colchões, ações de saúde devem ser realizadas no local nos próximos dias. Acesse também: Criança de 11 anos tem fratura exposta após ser atropelada por ônibus