Após temporal, 22 cidades de MS seguem em alerta de tempestade

Temporal
Foto: Marcos Maluf

Após as fortes chuvas registradas ontem (20), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgou nesta sexta-feira (21), um novo alerta de vendaval para os 22 municípios de Mato Grosso do Sul. O alerta amarelo, ou seja, perigo potencial indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h e queda de granizo.

O aviso também alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, indicam que foram contabilizadas 40 ocorrências de quedas de árvores, entre 17h30 de ontem (20), até às 07h desta sexta-feira, na Capital.

Segundo levantamento, os ventos teriam derrubado árvores sobre residências, veículos, vias públicas e fiações de energia elétrica. Foram pelo menos 12 equipes mobilizadas para realizar a retirada de galhos e corte de troncos, principalmente para liberar as ruas e desobstruir locais.

Para evitar novos incidentes, o órgão recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alertas o risco de tempestade, corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

As cidades em alerta são: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Corguinho, Corumbá, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Três Lagoas.

Alerta

Foto: Divulgação/Inmet

Serviço:
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Com informações do Inmet.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Leia também:

Em meio a temporal moradores da periferia se apegam a fé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *