Em razão da Semana do Consumidor e para alertar os clientes, o Procon (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) MS divulgou um balanço dos atendimentos e reclamações feitas no ano de 2022 em Mato Grosso do Sul. Foram 23.110 atendimentos e 6.968 reclamações fundamentadas. Serviços de energia (176), água (145) e prestados por bancos (104) lideram a lista de reclamações no órgão.
Reclamações fundamentadas são as demonstram a legitimidade entre as partes (consumidor e fornecedor) com elementos capazes de mostrar a verossimilhança e que não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor. A decisão a respeito se uma reclamação é fundamentada ou não é de responsabilidade do Procon, por meio de análise técnica em observância aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O cadastro de reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas no período de doze meses. Na publicação, atendendo a orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), constam as empresas com número de reclamações fundamentadas em 2022 no Procon Estadual, que é ligado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Confira a lista completa de reclamações:
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