Serviços de água, energia e bancos lideram reclamações no Procon

Foto: Edemir Rodrigues
Foto: Edemir Rodrigues

Em razão da Semana do Consumidor e para alertar os clientes, o Procon (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) MS divulgou um balanço dos atendimentos e reclamações feitas no ano de 2022 em Mato Grosso do Sul. Foram 23.110 atendimentos e 6.968 reclamações fundamentadas. Serviços de energia (176), água (145) e prestados por bancos (104) lideram a lista de reclamações no órgão.

Reclamações fundamentadas são as demonstram a legitimidade entre as partes (consumidor e fornecedor) com elementos capazes de mostrar a verossimilhança e que não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor. A decisão a respeito se uma reclamação é fundamentada ou não é de responsabilidade do Procon, por meio de análise técnica em observância aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O cadastro de reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas no período de doze meses. Na publicação, atendendo a orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), constam as empresas com número de reclamações fundamentadas em 2022 no Procon Estadual, que é ligado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

Confira a lista completa de reclamações:

Procon Estadual SINDEC

Procon Estadual e-Procon

Procon Campo Grande

Procon Aparecida do Taboado

Procon Caarapó

Procon Costa Rica

Procon Corumbá

Procon Dourados

Procon Fatima do Sul

Procon Jardim

Procon Nova Andradina

Procon Naviraí

Procon Três Lagoas

Serviço

Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. O Procon\MS está à disposição das 07h até as 18h30, de segunda a sexta-feira.

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