Previsão de tempestade e granizo deixa as 79 cidades de MS em alerta

Foto: Marcos Maluf
Foto: Marcos Maluf

Mesmo em meio a altas temperaturas, o clima chuvoso deve permanecer pelos próximos dias em todo Mato Grosso do Sul. Na manhã de hoje (23), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou quatro alertas de chuvas intensas e tempestades para o Estado. As previsões valem até as 10h de sexta-feira (24).

Os alertas, de nível laranja, indicam chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h para as 79 cidades de MS. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, ou seja, perigo potencial indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h para três municípios do Estado. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os municípios em alerta amarelo são: Alcinópolis, Sonora e Pedro Gomes.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a chuva pode variar de fraca a forte e gerar tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões Sul e Leste do Estado.

Meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes, as chuvas ocorrem principalmente no período da tarde devido ao transporte de umidade e aquecimento diurno. “Além disso, soma-se ao deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão atmosférica) que favorecem a formação de nuvens e chuvas”.

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alertas o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Serviço:
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Com informações da repórter Carolina Rampi.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *