Plantão de vacinação contra gripe e Covid ocorre em cinco unidades de saúde neste sábado

vacinação
Foto: Divulgação

Se você deixou para completar o esquema vacinal no fim de semana, Campo Grande promove mais um plantão de vacinação contra Covid-19 e gripe neste sábado (15), a vacinação ocorre em cinco unidades de saúde da Capital.

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada há 11 dias na Capital e até o momento 25.800 pessoas foram vacinadas. A meta é imunizar 90% dos públicos estabelecidos como prioritários, pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a 200 mil pessoas.

A princípio, a vacinação para gripe está liberada apenas para grupos prioritários, são eles:

Pessoas com 60 anos ou mais de idade
Mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde
Indígenas
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestante
Oficiais das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento
Trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros
População com deficiências permanentes
População com comorbidade
Profissionais do sistema penitenciário
Profissionais portuários
População privada de liberdade
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Vacinação Covid-19

A vacinação com doses da bivalente teve os públicos ampliados na Capital. Agora gestantes, puérperas que deram a luz há até 45 dias e pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos estão elegíveis para a vacina. Além desses novos públicos, a vacina segue disponível para Trabalhadores da saúde de qualquer idade, além de idosos de 60 anos ou mais, imunocomprometidos, indígenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, para receber o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

Os públicos considerados imunocomprometidos são pessoas que realizaram transplante de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas portadoras de HIV (Vírus da imunodeficiência humana), Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona ou equivalente por pelo menos 14 dias; quem faz uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; portadores de imunodeficiências primárias, Doença renal crônica em hemodiálise; que esteja em tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses; Neplasias hematológicas.

A aplicação da primeira dose está liberada para crianças de seis meses a menores de 3 anos sem comorbidades. Até então, somente o público com comorbidades estava apto a receber o imunizante.

Serviço:
O atendimento segue até às 17h sem intervalo para almoço na UBS 26 de Agosto, UBS Dona Neta, USF Moreninha, USF Silvia Regina e USF Noroeste. Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família).

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Com informações da repórter Carolina Rampi.

Leia também:

Em sete dias, MS registra 908 casos e uma morte por Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *