Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, aponta Anatel

internet_celular_wifi
Foto: Marcos Maluf

O acesso à telefonia móvel já alcança nove em cada dez brasileiros, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O índice reflete os avanços nas políticas públicas implementadas pelo Ministério das Comunicações, que vêm fortalecendo a infraestrutura digital em todo o território nacional.

Entre os principais destaques, está a expansão da internet banda larga de qualidade, que tem desempenhado papel fundamental na inclusão digital de milhões de brasileiros. A ampliação da conectividade é considerada estratégica para promover o desenvolvimento econômico, social e educacional do país.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, celebrou os resultados, mas ressaltou que o desafio ainda continua para alcançar as regiões mais remotas.

“É algo que a gente tem que comemorar, mas sabendo também que temos um grande desafio pela frente. Esses 7% da população que ainda não têm acesso são nossa prioridade. Trabalhamos todos os dias para garantir que ninguém fique para trás”, destacou Tercius.

Segundo ele, o objetivo agora é evoluir em indicadores de conectividade significativa, que incluem letramento digital, qualidade do serviço, dispositivos adequados e segurança na navegação.

Expansão estrutural

O levantamento mostra ainda que mais de 4,3 mil municípios já contam com infraestrutura de fibra óptica, elevando a velocidade, estabilidade e eficiência energética da conexão em diversas regiões.

Outro marco importante é a chegada do 5G a 1,3 mil municípios, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta do governo federal é implantar o 5G em todos os 5,5 mil municípios brasileiros. Paralelamente, o Novo PAC também prevê a expansão do 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais, ampliando ainda mais o alcance da conectividade.

Grande parte da população conectada atualmente vive nas capitais e regiões metropolitanas, mas o governo reforça que os investimentos continuarão sendo direcionados para reduzir as desigualdades regionais e garantir acesso à comunicação digital para todos os brasileiros.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Mato Grosso do Sul bate recorde histórico com mais de 1,2 mil empresas abertas em março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *