Campo Grande trabalha com 11 viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além disso, existem outras cinco do Corpo de Bombeiros, sendo quatro para suporte básico e a Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado). Mesmo com o efetivo de veículos reduzido, a Capital possui um dos maiores índices de atendimentos à população, enquanto o município espera pela locação e recursos para a aquisição de novas ambulâncias.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o Samu de Campo Grande possui o maior número de atendimentos no Brasil, levando-se em consideração a população local, atendendo aproximadamente o dobro de ocorrências em relação ao segundo colocado, na pesquisa da revista Emergência.
Com a não renovação da frota por parte do Ministério da Saúde, mesmo havendo a manutenção periódica dos veículos pelo município e a aquisição de seis novas viaturas por meio de recursos próprios do município, as ambulâncias possuem um tempo útil bem reduzido.
A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando em diversas frentes para amenizar os impactos à população, como a locação de 10 novas viaturas e mais seis ambulâncias por meio do PAC.
Por Thays Schneider
Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.