Inmet renova alerta de tempestades para MS, com possibilidade de queda de granizo

tempo_clima_chuva
Foto: Carolina Rampi

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta de tempestades para Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (08), com destaque para as regiões Pantanal, Sudoeste, sul-fronteira e Central. Em alguns municípios como Dourados e Ponta Porã já houve registro de chuva.

O alerta, de perigo potencial, indica tempestades entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Além disso, na cidade de Paranaíba, há aviso de vendaval, com ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta de chuva vale até às 10h de amanhã (9).

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) a causa dessas instabilidades é o avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de chuvas.

As orientações para a população são de caso de rajada de ventos, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *