CONFIRA: Detran-MS divulga lista de condutores com habilitação suspensa ou cassada

CNH
Foto: Divulgação/Detran-MS

Foi publicado hoje (3) na edição suplementar do DOE (Diário Oficial do Estado) uma relação com diversos condutores em Mato Grosso do Sul, que terão suas carteiras suspensas ou cassadas a partir de hoje. Em média serão suspensas cerca de 1 mil carteiras, por até 12 meses e uma média de 80 habilitações serão cassadas aqui no Estado.

A divulgação dos nomes pelo Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito em Mato Grosso do Sul) e as infrações realizadas durante a utilização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) estão disponíveis na edição desta quarta-feira.

Atualmente, de acordo com o Departamento, 80 mil processos administrativos estão em andamento com algum tipo de penalização ao condutor. Sendo desse total, 40 mil processos já passaram pela tramitação e está na fase de penalização do condutor. Maioria dos processos, cerca de 90% são dos casos de suspensão da habilitação.

Processo – Em entrevista ao Portal O Estado Online, a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab explica que a infração acontece de duas formas: penalização por somatória de pontos e especificamente por determinada prática infracional.

“As pessoas acham que só vão ter uma carteira suspensa se atingir, 20, 30 ou 40 pontos. A embriagues por exemplo, é uma infração que ela sozinha já prevê a penalidade. Assim como da velocidade, que é desconhecida pela população, se você passar em velocidade superior a 50%, e que é infração gravíssima de 7 pontos, gera suspensão de 2 a 8 meses”, explica.

No caso da suspensão, depois de tramitado todo o processo, o condutor fica um período sem poder dirigir. Em seguida é realizado um curso de reciclagem que pode ser a distância. “Se ele for aprovado e cumprindo esse prazo, ele retorna a dirigir novamente e a restrição é retirada”, diz.

Já a cassação é uma penalidade mais grave, no caso de reincidente na infração de embriagues em 12 meses, por exemplo, a habilitação é cassada. “Ao final do processo ele perde o direito de dirigir, e tem que aguardar 2 anos sem poder dirigir. Após esse período o condutor precisa reiniciar o processo de habilitação e fazer os exames na categoria que ele tem”, esclarece.

CONFIRA CLICANDO AQUI a lista com nomes dos condutores que tiveram as habilitações cassadas ou suspensas.

 

Leia a edição impressa do Jornal o Estado MS e faça sua assinatura aqui

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *