Com oito cidades em situação de emergência, Inmet renova alerta de tempestades em MS

17 bike chuva

O mês de março segue com chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e de acordo com a Defesa Civil oito municípios do Estado decertaram situação de emergência devido as chuvas das últimas semanas. A sexta-feira (3) ainda promete água para MS, e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestades, com validade até o fim da manhã de sábado (4) e podendo ser renovado.

Os municípios com emergência decretada por causa de estragos provocados pelas chuvas são Caracol, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Porto Murtinho, Bonito, Ponta Porã, Corguinho e Bela Vista.

O primeiro alerta, de nível laranja, ou seja de perigo para tempestade, indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o alerta amarelo, ou seja, de perigo potencial, indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Este alerta vale para todos os municípios.

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Serviço:
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Com informações da repórter Lethycia Anjos.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *